Notícias Nome do próximo desportivo da Toyota está escolhido e vocês conhecem-no

Antevisão

Nome do próximo desportivo da Toyota está escolhido e vocês conhecem-no

É oficial, a Toyota vai mesmo recuperar a designação Celica para batizar o próximo desportivo saído das oficinas da Gazoo Racing.

toyota_celica_gt-four
© Toyota

Já não dá para disfarçar, a Toyota vai mesmo recuperar uma designação histórica e lançar mais um desportivo sob a alçada da divisão Gazoo Racing: vem aí um GR Celica.

Em novembro do ano passado, Yuki Nakajima, vice-presidente da marca nipónica, já tinha acabado com a surpresa, ao admitir, sem grandes rodeios: “Não sei se posso dizer isto… mas vamos fazer um novo Toyota Celica”.

Porém, e de maneira a controlar a ansiedade dos adeptos da Toyota, Nakajima apressou-se logo a dizer que “neste momento (…) ainda não há qualquer esboço ou forma” para a oitava geração do modelo.

Celica dianteira
© Toyota A sétima geração do Toyota Celica deixou de ser produzida em 2006.

Agora, alguns meses depois, voltamos a ter novidades: a Toyota acaba de proceder ao registo do nome GR Celica. A submissão foi feita em janeiro pela Toyota Motor Corporation no Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil, mas só foi publicada no início de fevereiro.

Infelizmente, este registo não revela mais detalhes acerca da nova geração do Celica para além do nome. O facto de a Toyota querer assegurar esta designação no mercado brasileiro sugere que o GR Celica possa vir a ser vendido em alguns mercados da América do Sul, além do Japão e da Europa.

400 cv são suficientes?

Sobre a mecânica que servirá de base ao futuro GR Celica, não existem certezas, mas sim possibilidades. Isto porque a Toyota está a trabalhar numa nova gama de motores a gasolina que já falámos nas páginas da Razão Automóvel várias vezes.

Estes dois novos motores a combustão vão ter quatro cilindros, mas duas cilindradas distintas: 1,5 l e 2,0 l. Ambos serão associados à nova geração da tecnologia híbrida da Toyota.

O maior dos dois, designado G20E, será capaz de debitar até 600 cv na vertente de competição e cerca de até 400 cv na versão de estrada.

Certamente que gostaríamos de ver esta opção no novo Toyota GR Celica, especialmente como um novo GT-Four — com as cores certas.

O nome Celica tem tudo para regressar em grande. Basta ver o que a marca nipónica fez com o GR Corolla, o GR Supra, o GR 86 e o GR Yaris: