Notícias Volkswagen GTX vão acabar. Elétricos vão usar siglas “GTI” e “R”

Antevisão

Volkswagen GTX vão acabar. Elétricos vão usar siglas “GTI” e “R”

A Volkswagen vai acabar com a designação GTX nos seus modelos. No futuro, siglas "GTI" e "R" vão chegar aos 100% elétricos.

ID.3 e ID.7 GTX
© Volkswagen

Os Volkswagen GTX têm identificado as opções mais potentes e de visual mais desportivo da gama de modelos 100% elétricos da marca alemã. O primeiro foi o ID.4, em 2021, seguindo-se o ID.5 e, mais recentemente, o ID.3, o ID.7 e até o ID.Buzz.

Apesar de tudo isto, Thomas Schäfer avançou que os Volkswagen GTX vão começar a desaparecer de uma forma faseada. No seu lugar, vão estar as mais conhecidas designações GTI e R, como novas marcas e com modelos 100% elétricos.

Segundo o CEO da Volkswagen, a futura marca GTI ainda está a ser desenvolvida internamente, sendo que a «linha condutora» já foi mostrada com o ID GTI Concept, apresentado no ano passado.

© Volkswagen Membros da família GTX da Volkswagen.

Este protótipo é uma espécie de antevisão para um eventual sucessor 100% elétrico do Volkswagen Golf GTI, que deverá chegar ao mercado no início de 2027.

A maior dúvida, segundo Schäfer, está na forma de posicionar este futuro GTI, uma vez que “o GTI é tradicionalmente uma opção de prestações mais elevadas e tração dianteira”.

A mesma dúvida está também presente no desenvolvimento dos futuros modelos 100% elétricos da Volkswagen, que incluem a designação “R”. Neste caso, o CEO da marca afirma que esta continuará a ser usada para “modelos de desempenho melhorado e com tração às quatro rodas”.

Antes destas declarações de Thomas Schäfer, a marca já tinha dado a entender que a próxima geração do Volkswagen Golf (Mk.9), poderia contar com uma versão R 100% elétrica, com chegada ao mercado prevista para 2029.

Desportivo e elétrico? Sim.

É um conceito que parecia impossível até há bem pouco tempo, mas os construtores estão a começar a demonstrar que, afinal, não é bem assim. Podemos «apontar» para o Hyundai IONIQ 5 N, por exemplo.

Volkswagen Golf 2024 - Logótipo GTI
© Volkswagen

Os modelos das futuras marcas “GTI” e “R” da Volkswagen deverão seguir uma receita semelhante, sendo que Schäfer afirma mesmo que estes modelos terão “genes claros no futuro”.

Fonte: Autocar