Notícias Este é o elétrico barato da Volkswagen e já tem nome

Antevisão

Este é o elétrico barato da Volkswagen e já tem nome

O novo elétrico barato da Volkswagen é antecipado por conjunto de esboços. Vai ser revelado a 5 de março, ainda como protótipo.

esboço Volkswagen IDEvery1, frente
© Volkswagen

Uma semana e meia depois de ter confirmado que vai lançar um novo elétrico barato, a Volkswagen decidiu agora levantar mais o véu e revelou um par de esboços que mostram como será.

Estes antecipam o protótipo do citadino elétrico que será revelado a 5 de março — o modelo de produção só chega em 2027. A Volkswagen revelou os esboços nas suas redes sociais, e permitiu confirmar mais um detalhe: o nome.

esboço Volkswagen IDEvery1, traseira
© Volkswagen

Será mesmo IDEVERY1, a designação que tinha surgido no registo de patentes. Mas atenção, este nome deverá ser apenas para o protótipo. O modelo de produção ainda não tem nome confirmado, mas suspeita-se — até pelo nome do protótipo —, que será ID.1.

O que já sabemos?

Os esboços deixam ver um citadino de proporções convencionais — carroçaria de dois volumes e cinco portas —, perdendo o ar de pequeno monovolume que o antecessor Up tinha.

Volkswagen elétrico mais barato
© Volkswagen Este foi o primeiro teaser do IDEVERY1.

Destacam-se, desde logo, as rodas de grandes dimensões e os guarda-lamas pronunciados, que dão ao futuro elétrico barato da Volkswagen um ar bastante musculado.

É também óbvio que o IDEVERY1 vai beber muito ao ID.2All, cuja versão de produção será revelada este ano, mas que só chegará ao mercado em 2026 por cerca de 25 mil euros.

A Volkswagen está a abandonar o estilo mais fluído e orgânico dos outros ID e como que regressou às suas origens: linhas mais retilíneas e horizontais, formas regulares e maior depuração visual. Uma simplicidade visual que tem tudo a ver com a marca alemã.

E mais?

Os detalhes técnicos ainda são escassos. Sabemos que a versão de produção do IDEVERY1 será construído sobre a plataforma MEB Small. É a mesma do futuro ID.2.

Isto significa que será um tração dianteira (motor dianteiro), mas ainda não sabemos nada acerca de potências, baterias ou autonomias.

O preço-alvo são os 20 mil euros, indo de encontro àquele que será o seu grande rival, o Renault Twingo, que vai ser revelado ainda este ano. Recordamos que a Renault e a Volkswagen não chegaram a acordo para o desenvolvimento conjunto de ambos os modelos.

Renault Twingo E-Tech Electric Prototype - 3/4 de frente
© Renault Ainda não chegou, mas já se prevê que este venha a ser o duelo do segmento: Renault Twingo e Volkswagen ID.1.

Uma das partes mais relevantes deste projeto envolve, potencialmente, a Autoeuropa. A fábrica portuguesa está na corrida para a produção do elétrico mais barato da Volkswagen.

Saiba quais as vantagens perante as outras fábricas do construtor que estão a lutar por este modelo: