Notícias Candidaturas a apoios para elétricos abrem no final deste mês

Elétricos

Candidaturas a apoios para elétricos abrem no final deste mês

O Fundo Ambiental vai abrir as candidaturas para os apoios destinados à compra de elétricos, com uma dotação global de 15,5 milhões de euros.

Parque para carregamento de carros elétricos
© André Mendes / Razão Automóvel

As candidaturas destinadas ao apoio para a aquisição de automóveis elétricos abrem no dia 31 de março, próxima segunda-feira, através do portal do Fundo Ambiental. Depois disso, vão permanecer abertas por 45 dias ou até se esgotar a dotação disponível, conforme anunciado na página da República Portuguesa.

O valor total disponível, para automóveis de passageiros e de mercadorias, é de 15,5 milhões de euros. Deste montante, 13,5 milhões de euros destinam-se aos veículos ligeiros de passageiros, mas também a bicicletas, motociclos, carregadores, entre outros. Os restantes dois milhões de euros serão alocados aos veículos de mercadorias.

Skoda Octavia Break iV

Automóveis elétricos

Para os automóveis ligeiros de passageiros, a exigência de entrega de um veículo usado para abate continua, assim como o valor dos apoios: 4000 euros para pessoas singulares e 5000 euros para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Uma das novidades é que, este ano, o limite de valor dos carros elegíveis será elevado para 55 mil euros (com IVA incluído) para os modelos com mais de cinco lugares. Para os restantes, o valor mantém-se nos 38 500 euros (com IVA incluído).

Desta forma, para singulares, estão previstos 1425 apoios (5,7 milhões de euros), enquanto para IPSS estão previstos 600 apoios (três milhões de euros), com um máximo de quatro por beneficiário. No ano passado apenas estavam previstos 1050 e 400 apoios, respetivamente.

Outros apoios

Para as bicicletas convencionais, o apoio pode variar entre os 500 e os 1500 euros, com majoração para bicicletas elétricas. No caso dos motociclos, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétrica, o apoio máximo será de 1500 euros.

Relativamente ao veículos de mercadorias, exclusivamente destinados a pessoas coletivas, o valor do apoio será de seis mil euros por unidade (limitado a dois veículos por beneficiário), no caso dos veículos ligeiros de mercadorias 100 % elétricos (categoria N1).

No caso das bicicletas de carga (com ou sem assistência elétrica), o apoio equivale a 50 % do valor de aquisição, até um máximo de 1500 euros (elétricas) ou de 1000 euros (convencionais). Aqui, também existe um limite de quatro unidades por beneficiário. Fique a conhecer a fundo os apoios planeados para este ano.

E os carregadores?

Para além disto, o Fundo Ambiental prevê ainda apoios de até 800 euros por lugar de estacionamento (incluindo aquisição e instalação) para carregadores de veículos elétricos em condomínios multifamiliares.

Para estes apoios são elegíveis as despesas a partir de 1 janeiro de 2025. A data limite para apresentação dos documentos para pedido de pagamento dos incentivos é 30 de novembro.

Apesar das candidaturas só estarem abertas durante 45 dias, o Fundo Ambiental poderá abrir outra fase de candidaturas ao longo do ano, tendo em conta o valor que sobrar em cada uma das categorias.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele