Notícias Melhor que a encomenda? Abarth 600e é apresentado com mais potência

Apresentação

Melhor que a encomenda? Abarth 600e é apresentado com mais potência

Acabaram os segredos: a Abarth já revelou todos os detalhes do 600e, o modelo mais potente de sempre da marca do escorpião.

Abarth 600e Scorpionissima
© Abarth

Depois do 500e, o 600e. A Abarth acaba de apresentar o seu segundo 100% elétrico da história, que passa a ser também o modelo mais potente de sempre da marca italiana.

O Abarth 600e já tinha sido antecipado em fevereiro e, na altura, ficámos a saber que iria ter 240 cv de potência máxima e, tal como o Alfa Romeo Junior Veloce, ia equipar um diferencial autoblocante mecânico no eixo dianteiro e um sistema de travagem de maiores dimensões.

Abarth 600e Scorpionissima traseira
© Abarth

O que muda para o FIAT 600e?

Mas só agora a Abarth resolveu acabar com o mistério e revelar todos os segredos deste modelo, que começa logo por se destacar do seu «primo» homónimo da FIAT no exterior.

Os para-choques sobredimensionados e mais agressivos, as jantes de 20”, a menor altura ao solo, os guarda lamas alargados e o novo spoiler traseiro não passam despercebidos e ajudam vincar o caráter mais desportivo do Abarth 600e, que estreia a cor exclusiva Hypnotic Purple.

No interior, como seria de esperar, as semelhanças com o FIAT 600e são mais do que muitas, com o pequeno desportivo elétrico a apostar em tons escuros e na combinação entre couro sintético e Alcantara, bem como em costuras numa cor contrastante.

A juntar a isso, contamos com um volante semelhante ao que temos no Abarth 500e e bancos desportivos Sabelt com apoio de cabeça integrado. Temos ainda uma dupla de ecrãs que contempla um ecrã central multimédia com 10,25” e um painel de instrumentos digital com 7”.

Estes dois ecrãs estão disponíveis de série em todas as versões do modelo, que permite integração sem fios com smartphone através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, é o primeiro Abarth de sempre a contar com suporte do ChatGPT.

Ainda mais potente

Agora importa falar da máquina elétrica, porque também aí existem novidades importantes. Ao contrário do que a marca italiana tinha anunciado inicialmente, o Abarth 600e não vai entregar 240 cv, mas sim 280 cv.

É o mesmo nível de potência alcançado pelo Alfa Romeo Junior Veloce, mas não era certo que este escorpião o viesse a ter, apesar de recorrer exatamente ao mesmo motor elétrico.

Assim, a Abarth não fica atrás e reclama os mesmos 207 kW (280 cv) e 345 Nm para o seu modelo, que é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,85s e chegar aos 200 km/h. Há uma ressalva: por agora este nível de potência está apenas disponível na versão Scorpionissima, que é limitada a apenas 1949 exemplares.

Já o 600e Turismo, que representa o degrau de acesso à gama, mantém os 175 kW (240 cv) anunciados originalmente, ao mesmo tempo que entrega performances ligeiramente inferiores: o sprint dos 0 aos 100 km/h é feito em 6,24s.

E a autonomia?

No que diz respeito à autonomia, a Abarth garante que o 600e será capaz de percorrer até 334 km (ciclo WLTP) com uma só carga, mas não especifica que este número é válido para as duas versões do modelo (Scorpionissima e Turismo) ou apenas para a menos potente.

Uma coisa é certa: estas duas versões do 600e recorrem exatamente à mesma bateria com 54 kW de capacidade bruta (50,8 kWh úteis). A avaliar por outras propostas da Stellantis com a mesma solução, deverá permitir carregamentos de até 11 kW em corrente alternada (AC) e de até 100 KW em corrente contínua (DC).

Para evitar o sobreaquecimento da bateria, o 600e conta com uma bomba de refrigeração líquida de alta capacidade, de modo a garantir que o desempenho da bateria nunca fique comprometido.

Foco na condução

Tal como já tinha acontecido com o Alfa Romeo Junior Veloce, a Stellantis quis certificar-se que dava um tratamento especial a este escorpião, que tem a missão de ser um dos elétricos mais divertidos de conduzir na sua classe.

Abarth 600e Scorpionissima jantes
© Abarth

Por isso mesmo, além do foco na potência, os técnicos da Abarth e da Stellantis Motorsport também prestaram atenção a outros elementos chave, a começar logo na rigidez de todo o conjunto. O chassis foi reforçado com uma barra estabilizadora traseira, o amortecimento é mais firme e a distância ao solo foi reduzida em 30 mm à frente e 25 mm atrás.

Além disso, o Abarth 600e está equipado com um diferencial mecânico Torsen no eixo dianteiro, uma solução pouco comum neste tipo de propostas e que no caso do Alfa Romeo Junior Veloce — que já conduzimos —, faz toda a diferença.

Abarth 600e Scorpionissima
© Abarth Abarth 600e Turismo e 600e Scorpionissima

Por fim, os travões, que foram desenvolvidos em conjunto com a Alcon e que contam com uma pinça monobloco de quatro pistões e com discos com 380 mm de diâmetro e 32 mm de espessura.

Quando chega?

O Abarth 600e agora apresentado só vai chegar ao mercado português em janeiro, mas as encomendas vão abrir antes. Os preços vão começar nos 45 000 euros para o 600e Turismo e nos 49 000 euros para a versão limitada Scorpionissima.

Estes preços são «chave na mão», ou seja, já contemplam as habituais despesas de legalização e transporte.