Notícias A maior novidade deste Alfa Romeo Junior está no eixo traseiro

Salão de Bruxelas 2025

A maior novidade deste Alfa Romeo Junior está no eixo traseiro

A Alfa Romeo levou ao Salão de Bruxelas uma nova variante do Junior Ibrida, que dá novos atributos dinâmicos ao SUV mais compacto da marca.

Alfa Romeo Junior Ibrida Q4 - 3/4 de traseira
© Alfa Romeo

O modelo de maior destaque da Alfa Romeo continua a ser o seu novo SUV de tamanho mais compacto, o Junior, que acaba de ganhar uma nova versão, o Ibrida Q4, revelada no Salão de Bruxelas.

Diz quase tudo no nome e distingue-se do Ibrida que já conhecíamos — combina um motor 1.2 turbo de 136 cv a gasolina com um elétrico de 21 kW (28,5 cv) —, pela adição de um segundo motor elétrico no eixo posterior. Ou seja, tem tração às quatro rodas, justificando o uso do “Q4”.

São, assim, três os motores que têm como missão locomover o Junior Q4. O motor a combustão é o protagonista e é assistido por um motor elétrico — integrado na caixa de dupla embraiagem com seis velocidades — que . O segundo motor elétrico fica encarregue de locomover, em exclusivo, as rodas do eixo posterior.

Não existe nenhuma ligação mecânica entre o eixo dianteiro e traseiro, mas a Alfa Romeo assegura que é a forma mais eficaz de distribuir o binário — a relação usada permite entregar um máximo de 1900 Nm às rodas traseiras.

O sistema Q4 é ativado automaticamente quando se depara com condições de baixa aderência ou inclinações muito pronunciadas. E graças à Power Looping Technology, consegue manter a tração às quatro rodas mesmo quando a carga de bateria está baixa.

Por passar a ter um motor traseiro, o Junior Q4 perde o eixo traseiro semirrígido e ganha uma suspensão traseira independente (multibraços). A Alfa Romeo diz que esta solução permite maior eficácia sobre as irregularidades, oferecendo um melhor compromisso entre conforto e eficácia dinâmica.

Um pouco mais Veloce

Para quem o sistema híbrido não oferece a desejada performance ou acutilância dinâmica, o Alfa Romeo Junior Veloce, com 280 cv, tem como missão preencher esse requisito.

Também marca presença no Salão de Bruxelas, ao lado do Ibrida Q4, mas já o testámos e causou uma primeira impressão forte: