Notícias O Alfa Romeo Junior mais potente vai ganhar mais potência

Apresentação

O Alfa Romeo Junior mais potente vai ganhar mais potência

Está para breve o primeiro contacto dinâmico com o novo Alfa Romeo Junior e o Veloce, o mais potente de todos, acabou de ficar mais potente.

Alfa Romeo Junior Veloce, pista, frente 3/4
© Alfa Romeo

O início de «vida» do Alfa Romeo Junior está e continua a ser mais animado que o habitual, apesar de ainda não ser possível vê-lo na estrada.

Primeiro foi a questão sobre o seu nome. Antes de ser Junior, conhecemos o novo B-SUV como Milano, em alusão à cidade que viu nascer a Alfa Romeo. Só que, segundo a lei italiana “Made in Itália”, o uso deste nome é ilegal por ser produzido na Polónia e não em Itália. Daí a mudança de Milano para Junior.

Agora, numa luz mais positiva, ficamos a saber que o Alfa Romeo Junior Veloce, o topo de gama, vai chegar ao mercado com bastante mais potência do que aquela inicialmente anunciada.

© Alfa Romeo

Relembramos que o Junior Veloce foi revelado como um 100% elétrico capaz de entregar 177 kW, o mesmo que 240 cv — valor que coincide com o do «primo» Abarth 600e. Mas a Alfa Romeo queria mais… e conseguiu.

O Junior Veloce surge agora com mais 40 cv de potência, elevando o total para 280 cv, ou 207 kW. O binário máximo fixa-se nos 345 Nm, continuando a ser entregue apenas às rodas dianteiras. O valor de potência passa a coincidir com o dos outros Veloce presentes na Alfa Romeo, como o Tonale (híbrido plug-in) e os Giulia e Stelvio (gasolina).

Ainda não há números para aceleração ou velocidade máxima, mas já sabemos que o motor elétrico será alimentado por uma bateria de iões de lítio de 54 kWh. No outro Junior Elettrica, de 115 kW (156 cv), foi anunciada uma autonomia de até 410 km (ciclo combinado WLTP). No caso do Veloce, o foco na performance deverá refletir-se numa autonomia inferior.

Raça apurada

O Alfa Romeo Junior Veloce não será apenas sobre potência. A marca italiana tratou de apurar as aptidões dinâmicas do seu modelo mais compacto e chamou «gente de peso» para o fazer.

A equipa de engenharia que está a desenvolver o comportamento e dinâmica do Junior Veloce é a mesma que foi responsável pelo desenvolvimento do 4C, 8C Competizione, dos Giulia e Stelvio Quadrifoglio, Giulia GTA e do 33 Stradale, cujo desenvolvimento ainda continua.

As expetativas são, por isso, elevadas. Do que já sabemos, o Alfa Romeo Junior Veloce terá uma calibração específica da direção — a mais direta do segmento, com uma relação de 14,6:1 —; a distância ao solo foi reduzida em 25 mm; e vai contar com um diferencial Torsen.

A ligação ao asfalto será feita com pneus de alta performance, específicos para veículos elétricos, que envolvem jantes de 20″. Por detrás destas vamos encontrar discos dianteiros de diâmetro considerável — mais de 380 mm —, mordidos por pinças monobloco de quatro pistões.

Quando chega?

Resta agora esperar pelo primeiro contacto dinâmico, que está para breve, para averiguar como tudo isto se traduz nas aptidões dinâmicas e experiência de condução do Veloce. O local deste primeiro contacto também não poderia ser mais apropriado: o Centro de Testes de Balocco, Itália.

As encomendas para o Alfa Romeo Junior já abriram para a versão 100% elétrica, designada Elettrica, com preços a começar nos 38 500 euros. As primeiras entregas vão acontecer no quarto trimestre do ano.