Notícias Este Alfa Romeo Sprint tem Alma portuguesa

Restomod

Este Alfa Romeo Sprint tem Alma portuguesa

Inspirado no 6C que a Alfa Romeo imaginou para o Grupo B, o Alma Sprint é um restomod português que promete dar que falar.

Alma Sprint Restomod
© Alma Mecânica

Chama-se Sprint e é o mais recente projeto de restomod da Alma Mecânica, uma empresa portuguesa sediada em Oliveira de Azeméis e que tem um gosto especial por modelos da Alfa Romeo.

Fundada há sete anos por Rafael Soares, engenheiro mecânico com experiência em carros de competição clássicos e no desenho de peças aftermarket para jipes, a Alma dedica-se a projetos de restauro de automóveis de estrada e competição.

E tudo começou com o Alfasud Sprint Veloce de 1981 do próprio Rafael Soares, que com a experiência que adquiriu a restaurar o seu próprio carro acabou por lançar-se no projeto da Alma, que defende que cada automóvel deve ser “tratado como arte, onde a estética e a engenharia trabalham juntas”.

Alma Sprint Restomod traseira
© Alma Mecânica

ADN do Grupo B

Este novo Sprint, que tem uma estética inspirada no Sprint 6C que a marca de Arese imaginou para o Grupo B mas que nunca viu a luz do dia, é o projeto mais ambicioso da história ainda curta da Alma.

A NÃO PERDER: Alfa Romeo Alfasud Sprint 6C. O «monstro» de ralis que o mundo nunca conheceu

Com uma carroçaria em material compósito, o Alma Sprint conta com cavas das rodas alargadas, com para-choques personalizados, com espelhos retrovisores laterais Vitaloni redesenhados e com quatro projetores de luz da Hella, montados numa estrutura em alumínio escurecida.

Já no interior, o maior destaque vai para a escolha dos materiais, com a Alma a optar por uma combinação entre Alcantara, bombazina e alumínio.

A somar a isso, o volante desenhado pela Zagato (com a inscrição “Alma” ao centro) não passa despercebido, tal como os bancos com arnês de quatro pontos da Sabelt (inspirado na competição) e o punho da caixa manual em alumínio.

Por fim, e porque os novos tempos assim o exigem, a Alma dotou o interior do Sprint de um sistema de som com conectividade Bluetooth, para que possam desfrutar das vossas músicas preferidas ao volante.

Apenas 880 kg

Isto obviamente se não quiserem ouvir a banda sonora original do Alma Sprint, que conta com um motor com 1.8 litros com quatro cilindros opostos (de origem Alfa Romeo) que é alimentado por dois carburadores Dellorto.

Alma Sprint Restomod motor
© Alma Mecânica

Este bloco, que conta com as cabeças dos cilindros redesenhadas, pistões forjados, árvore de cames e comando de válvulas reconfigurados, um novo circuito de lubrificação e um novo escape em aço, entrega 160 cv, um número muito interessante se tivermos em conta que o conjunto acusa apenas 880 kg na balança.

A gerir tudo isto está uma caixa manual de cinco relações, que pode ser combinada com um diferencial autoblocante Torsen montado no eixo dianteiro. Quanto à suspensão, conta com amortecimento ajustável e tem uma nova geometria, para tirar partido das vias mais largas.

Como não poderia deixar de ser, o sistema de travagem também é completamente novo e conta com discos ventilados de grandes dimensões.

Qual o preço?

Tal como referimos acima, a Alma tem como objetivo produzir 20 unidades do Sprint, cada uma com um preço base que deverá rondar os 50 000 euros.

A isso ainda é necessário somar o valor do carro que serve de base para o projeto, os impostos e claro, os opcionais, porque cada cliente poderá personalizar o seu Alma Sprint a gosto.