Notícias Desportivo a hidrogénio da Alpine será estreado em Le Mans

Protótipos

Desportivo a hidrogénio da Alpine será estreado em Le Mans

Por enquanto é um protótipo e marcou presença em Spa-Francorchamps. Mas a estreia dinâmica em pista ficou adiada para as 24 Horas de Le Mans.

Alpine Alpenglow Hy4 - 3/4 de frente
© Alpine

Apresentado inicialmente no Salão de Paris de 2022, o Alpine Alpenglow antevê um desportivo a hidrogénio. O desenvolvimento não parou desde então e o protótipo foi apresentado em Spa no último fim de semana, durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps do campeonato WEC.

Apesar da agenda perfeitamente definida, o Alpine Alpenglow Hy4 — “Hy” de hidrogénio e “4” de quatro cilindros — tinha previsto efetuar a sua estreia em pista mas, segundo Guillaume De Ridder, em entrevista ao Auto Hebdo, isso não chegou a acontecer.

O motor de combustão a hidrogénio, de quatro cilindros, 2,0 l e sobrealimentado, com 340 cv de potência, simplesmente «não lhe apeteceu» ir para a pista.

Na manhã de sábado, os técnicos da marca não conseguiram ligar o motor a tempo de aproveitar os minutos em pista que estavam reservados para o Alpine Alpenglow Hy4, uma vez que foi necessário mais de meia-hora para encontrar o problema.

O Alpenglow completou mais de 700 km de testes sem encontrar este problema. Na manhã deste sábado, a janela em que pudemos realizar a demonstração foi muito curta devido ao horário reservado à grelha das Seis Horas. Levamos meia hora para descobrir de onde vinha o problema. 

Guillaume De Ridder, engenheiro de síntese e desempenho na Alpine Racing

Depois das 6 Horas de Spa-Francorchamps, o Alpine Alpenglow Hy4 segue para a próxima edição das 24 Horas de Le Mans, que se realizam nos dias 14 e 15 de junho.

Durante este evento, os engenheiros da marca francesa terão uma nova oportunidade de provar que o Alpine Alpenglow Hy4 já é um protótipo rolante, através de algumas voltas de demonstração no traçado de La Sarthe.

Por enquanto, o motor deste protótipo ainda é um 2.0 de quatro cilindros a hidrogénio, mas o objetivo é que a próxima evolução do Alpenglow — com revelação prevista ainda antes do final deste ano — esteja equipada com um maior e mais potente motor V6, também a hidrogénio, inteiramente desenvolvido pela Alpine.

Visual do Alpenglow revela futuro

No habitáculo do Alpine Alpenglow Hy4 estão dois assentos de competição e um volante com um visual a condizer. É a própria Alpine a anunciar que o Alpenglow já “revela muitos indícios das futuras evoluções estilísticas da marca”.

Na revelação das primeiras imagens deste protótipo, em outubro de 2022, a Alpine revelou também a origem do novo Alpenglow. Esta designação refere-se a um fenómeno luminoso visível nas montanhas dos Alpes, imediatamente antes do nascer do sol e logo a seguir ao pôr do sol. Segundo a marca, foi uma escolha que também “simboliza perfeitamente o amanhecer de um novo mundo.”