Notícias Novo Aston Martin Vanquish revelado. Motor V12 continua vivo

Apresentação

Novo Aston Martin Vanquish revelado. Motor V12 continua vivo

A era eletrificada veio para ficar, mas há modelos que a pretendem deixar para mais tarde. Um deles é o novo Aston Martin Vanquish.

Vanquish - frente
© Aston Martin

O Aston Martin Vanquish está de volta, digno de acompanhar James Bond numa qualquer missão, com um fato mais elaborado e muito mais moderno. Mas não menos poderoso, uma vez que mantém um motor V12 em todo o seu esplendor.

Para o novo Vanquish, a marca de Gaydon trabalhou em alguns detalhes estilísticos específicos, tais como os que descobrimos na secção traseira. O painel negro em fibra de carbono é o maior destaque, mas também estão presentes novos e exclusivos grupos óticos em LED.

Além disso, a equipa de design foi ainda um pouco mais longe, literalmente, prolongando a distância entre eixos em 80 mm — na zona entre o pilar A e o eixo dianteiro. O objetivo? Dar ao Vanquish um clássico capô longo, fluindo para uma carroçaria em que a elegância é uma das maiores prioridades.

Ainda assim, não faltam diversos elementos mais técnicos, muitos deles inspirados nas tecnologias desenvolvidas para a equipa de Fórmula 1. As saídas de ar do capô são um excelente exemplo.

A secção dianteira é totalmente dominada pela enorme grelha frontal, com uma área 13% superior à da utilizada no DBS 770 Ultimate. Sendo que, também aqui, o objetivo é o de otimizar o arrefecimento do motor.

Na secção lateral, além dos já conhecidos puxadores de porta embutidos, marca presença um novo elemento esculpido com inspiração num arco e flecha e onde é visível a sigla V12.

A nobreza de um V12 «analógico»

Numa era marcada pela eletrificação, mesmo na categoria dos superdesportivos mais exclusivos, este Aston Martin teve direito a um novo motor V12 de 5,2 litros, biturbo, capaz de oferecer uma potência máxima de 835 cv. O binário ascende aos 1000 Nm, direcionados em exclusivo para as rodas traseiras, com a ajuda de uma caixa automática ZF de oito relações.

Além disto, o eixo traseiro conta ainda com um diferencial traseiro autoblocante de comando eletrónico — uma estreia em conjunto com um Aston Martin V12 de motor dianteiro —, com a missão de garantir o melhor desempenho em termos de tração.

No que diz respeito às prestações, a marca não declarou valores para a aceleração dos 0 aos 100 km/h. No entanto, a velocidade máxima declarada é a mais elevada de sempre num Aston Martin de produção: 345 km/h! E sempre com uma sonoridade apaixonante, garantida pelas quatro enormes saídas de escape.

Ainda que o Aston Martin Vanquish não esteja destinado a conquistar os melhores tempos em circuito — a marca tem outros modelos para isso —, foi efetuado um enorme trabalho para oferecer o máximo prazer de condução. Por isso mesmo, sempre com o peso como prioridade, tanto a carroçaria como diversos outros componentes são produzidos em fibra de carbono.

O sistema de travagem inclui discos cerâmicos — 410mm de diâmetro à frente e 360mm atrás — no equipamento de série. As jantes de 21” também foram desenhadas com a redução de peso em mente e incluem um conjunto de pneus Pirelli desenvolvidos especificamente para o Vanquish.

A somar a isso, existem barras estabilizadoras de tamanho superior e um conjunto de amortecedores adaptativos Bilstein DTX. Tudo destinado a oferecer a melhor experiência de condução possível.

Vanquish apenas para dois

Tal como todos os anteriores Aston Martin Vanquish, no habitáculo existem apenas dois assentos, realçando a «personalidade» de superdesportivo. Estes incluem um desenho elegante no seu forro em pele e um apoio lateral mais pronunciado. Em opção, podem dar lugar a assentos ainda mais desportivos, produzidos em fibra de carbono.

Também no habitáculo, o novo sistema de infoentretenimento inclui um ecrã tátil de 10,25” que parece flutuar por cima do resto da consola central. É através deste que podemos aceder a diversas configurações e aos sistemas mais conhecidos, como as ligações ao smartphone através de Apple CarPlay ou Android Auto, por exemplo.

No entanto, a bordo do Aston Martin Vanquish ainda existem diversos comandos físicos, destinados a um elevado número de funções e sistemas. Em termos de imagem, há também diversos elementos em fibra de carbono e detalhes mais «técnicos» como parafusos e elementos metálicos, enaltecendo o caráter mais desportivo do Vanquish.

Produção e preço

Aquele que pode ser um dos principais rivais do novo Ferrari 12cilindri, que já tivemos oportunidade de conhecer, já pode ser encomendado. As primeiras entregas a clientes estão previstas ainda antes do final deste ano.

No total, serão produzidas mil unidades por ano deste modelo, cada uma a custar mais de 300 mil libras. Ou seja, mais de 350 mil euros, antes de sequer falar em qualquer um dos opcionais disponíveis.

Sabe esta resposta?
Como se chama o primeiro superdesportivo português?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Adamastor Furia revelado. Tudo sobre o primeiro superdesportivo português