Notícias Esta é a melhor forma de ouvir o V12 do Aston Martin Vanquish

Apresentação

Esta é a melhor forma de ouvir o V12 do Aston Martin Vanquish

Chama-se Volante e seguindo a tradição da marca, é a versão descapotável do já de si apaixonante Aston Martin Vanquish e o seu motor V12.

Aston Martin Vanquish Volante visto 3/4 de frente
© Aston Martin

Depois de termos conhecido o mais moderno (e potente) Aston Martin Vanquish, chega agora o momento de lhe juntar outro nome histórico: Volante. Que é como quem diz, a versão descapotável.

O formato descapotável do Vanquish que já conhecíamos mantém a grande maioria dos traços do coupé, mas brinda-nos com uma experiência de condução a céu aberto, usufruindo da sonoridade do motor V12 da melhor forma possível.

Os números do V12 biturbo de 5,2 litros do Volante mantém-se idênticos aos do coupé: potência máxima de 835 cv e 1000 Nm de binário. Traduzido em prestações, chegamos a números como os 3,4s necessários para a aceleração dos 0 aos 100 km/h e os 345 km/h de velocidade máxima.

A estrutura em alumínio reforçado do Aston Martin Vanquish integra uma nova suspensão desenvolvida em parceria com a Bilstein, que inclui os seus amortecedores DTX e garantem, segundo a marca, um comportamento dinâmico exemplar. A distribuição de peso do conjunto é quase perfeita, com um valor de 49:51.

Para a abertura e fecho do tejadilho foi escolhido um mecanismo “K-fold”, que pode ser utilizado em andamento, até uma velocidade máxima de 50 km/h. Mesmo com a capota recolhida, há traços inspirados nas seis décadas de modelos Volante.

Uma vez a bordo, o Aston Martin Vanquish Volante oferece um ambiente único aos utilizadores dos seus dois assentos. Na consola central há um ecrã tátil de 10,25″, que permite o acesso ao sistema de som da Bowers & Wilkins, com 15 altifalantes.

Para os mais exigentes, a agenda do programa “Q by Aston Martin” está totalmente aberta para receber as ideias mais arrojadas e únicas dos clientes mais ousados da marca britânica.

Símbolo de herança e performance

O nome “Volante” estreou-se em 1965 no raríssimo Short Chassis Volante, que teve apenas 37 unidades produzidas. Desde então, este nome tornou-se sinónimo de sofisticação e prazer de condução a céu aberto.

A Aston Martin fez questão de desenvolver simultaneamente o coupé e o descapotável, garantindo que o Vanquish Volante não perde em nada face à versão de carroçaria fechada, no que diz respeito à sua rigidez estrutural ou à dinâmica de condução.

Aston Martin Vanquish Volante vista lateral junto à piscina
© Aston Martin

O Aston Martin Vanquish Volante não será tão exclusivo como o Short Chassis Volante de 1965. Ainda assim, a sua produção ficará abaixo das 1000 unidades anuais, sendo que as primeiras deverão começar a ser entregues no terceiro trimestre deste ano.