Notícias Aston Martin Vantage Roadster nunca foi tão potente

Apresentação

Aston Martin Vantage Roadster nunca foi tão potente

Depois do coupé, a Aston Martin mostra agora o seu Vantage Roadster, levando a melodia do V8 até ao habitáculo da melhor forma possível.

Aston Martin Vantage Roadster - vista lateral de frente
© Aston Martin

Para dar continuidade à atualização de toda a sua gama de modelos, a Aston Martin acaba de apresentar a versão Roadster do seu Vantage. A marca de Gaydon diz que esta é a forma mais pura de apreciar a sonoridade do motor do 4.0 V8 biturbo by AMG, que podemos ouvir no vídeo divulgado pela marca.

Tal como o coupé, também o V8 biturbo no Vantage Roadster declara 665 cv e 800 Nm de binário — são mais 155 cv e 115 Nm do que no antecessor (!). A tração continua a ser apenas às rodas traseiras com a ajuda de uma caixa de velocidades automática da ZF com oito relações.

Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5s e uma velocidade máxima de 325 km/h.

A capota mais rápida?

Mas a maior diferença face ao coupé está mesmo nos 60 kg adicionais, necessários para a adição da capota com abertura em Z, ou “Z-Fold”.

A capota de lona consegue transformar o visual do Aston Martin Vantage em escassos 6,8s — como comparação, a do Ferrari Roma Spider demora 13,5s —, sendo que a sua abertura e fecho pode ser efetuada até uma velocidade máxima de 50 km/h.

Com esta solução são dispensadas coberturas adicionais, minimizando o aumento de peso, enquanto também se mantém um visual mais limpo. Além disso, quando fechada, inclui um isolamento com oito camadas, com o Vantage Roadster a prometer não ficar muito afastado do coupé em termos de conforto acústico.

Reforço tecnológico

Tal como também acontece no coupé, o interior do Aston Martin Vantage Roadster inclui um ecrã tátil de 10,25” destinado ao sistema de infoentretenimento, ainda que não tenham sido dispensados os comandos físicos para algumas das funções mais utilizadas. O sistema de som da Bowers & Wilkins (disponível como opção), foi desenvolvido e afinado para um habitáculo descapotável.

O chassis do Vantage Roadster foi recalibrado, tendo em conta os ajustes na distribuição de peso. A suspensão mantém a configuração de triângulos sobrepostos na frente e de multibraços atrás, sempre com a presença de amortecedores Bilstein DTX adaptativos.

Aston Martin Vantage Roadster - vista superior de traseira
© Aston Martin

Para garantir a eficácia do sistema de travagem, foram escolhidos discos cerâmicos em carbono, com pinças de seis pistões. Já os pneus são uns Michelin Pilot Sport S 5, que foram desenvolvidos especificamente para este modelo.

Quando chega?

As primeiras unidades do Aston Martin Vantage Roadster devem começar a chegar às garagens dos seus clientes no segundo trimestre deste ano. Quanto a preços, ainda não foram anunciados, mas se tem de perguntar…

Sabe esta resposta?
Em que localidade se situam as instalações da Aston Martin, no Reino Unido?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Revelado. Nunca houve um Aston Martin Vantage V8 tão potente