Notícias Este é o primeiro AUDI sem anéis e não vamos poder comprá-lo

Salão de Xangai 2025

Este é o primeiro AUDI sem anéis e não vamos poder comprá-lo

O Audi E5 Sportback é o primeiro modelo sem os icónicos quatro anéis. Foi desenvolvido com a SAIC e é exclusivo para a China.

AUDI E5 Sportback dianteira
© Audi

O Salão de Xangai abriu hoje portas ao público, mas foi ontem que a Audi revelou aquele que é, literalmente, o primeiro modelo da marca a abdicar dos icónicos quatro anéis. Chama-se AUDI E5 Sportback, nasceu da parceria com a chinesa SAIC e foi pensado de raiz para o mercado chinês.

Além de estrear um novo logótipo — apenas o nome “AUDI” iluminado em letras maiúsculas —, o E5 Sportback inaugura também uma nova fase para a marca alemã, assente numa plataforma tecnológica (Advanced Digitized Platform) desenvolvida com a SAIC e com um foco total no cliente chinês.

Esta última permite funcionalidades de última geração, como atualizações remotas para todos os sistemas do veículo.

AUDI E5 Sportback dianteira 3/4
© Audi Com 4,88 m de comprimento, 1,96 m de largura e apenas 1,48 m de altura, o AUDI E5 Sportback apresenta uma silhueta baixa e larga.

Novo design

Quanto ao design, o AUDI E5 Sportback evolui a linguagem de estilo da marca, afinada às preferências do mercado chinês. A silhueta é marcada por proporções atléticas e guarda-lamas com alargamentos circulares — uma ruptura em relação aos tradicionais arcos quattro.

A dianteira é um dos destaques. Nota-se a ausência de uma grelha ou da Singleframe, com a identidade do novo modelo a ser marcada por um rebordo que envolve a secção dianteira e traseira. Este integra as óticas, com tecnologia Matrix LED, gerando uma assinatura luminosa única.

“A nova marca representa um ADN partilhado, com claras diferenças.”

Audi

Interior é um refúgio de luxo e tecnologia

No interior, o destaque vai para o painel curvo panorâmico de 27” que se estende entre o condutor e o passageiro. Integra até os espelhos retrovisores exteriores, substituídos por câmaras.

AUDI E5 Sportback interior
© Audi O interior é dominado pelo painel curvo panorâmico de 27”.

Tal como outros modelos da marca, o AUDI E5 Sportback recorre a um assistente digital com inteligência artificial, capaz de interagir por voz ou toque.

Os bancos contam com colunas integradas nos encostos de cabeça e o tejadilho panorâmico adapta-se automaticamente à luz ambiente. Na consola central há espaço para dois smartphones com carregamento sem fios.

Elétrico, como não podia deixar de ser

Totalmente elétrico, o E5 Sportback estará disponível com tração traseira ou integral quattro, com quatro níveis de potência — 220 kW (299 cv), 300 kW (408 cv), 425 kW (578 cv) e 579 kW (787 cv). A versão mais potente acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4s.

A bateria de 100 kWh que garante até 770 km (ciclo CLTC) de autonomia. O sistema elétrico de 800 V permite recuperar 370 km em apenas 10 minutos, num posto de carregamento rápido.

Está ainda equipado com suspensão pneumática adaptativa com controlo contínuo de amortecimento (CDC), que procura equilibrar o conforto e a dinâmica.

O AUDI E5 Sportback vem ainda equipado com o sistema AUDI 360 Assisted Driving, concebido a pensar no trânsito urbano chinês. Para isto, utiliza um conjunto de 29 sensores, incluindo um LiDAR de 100 linhas, três radares de longo alcance, 11 câmaras e várias unidades multimodais. O objetivo é melhorar a assistência à condução em cenários complexos.

O assistente de estacionamento reconhece vários tipos de lugares e permite memorizar trajetos em parques de estacionamento subterrâneos e edifícios residenciais.

Para quando?

O AUDI E5 Sportback está em exposição no Salão de Xangai 2025 e vai ser lançado no mercado chinês já este verão. Até 2027, podemos esperar o lançamento de mais dois novos modelos totalmente elétricos frutos desta parceria.

O que não está nos planos é a exportação destes modelos. Por isso, não esperem ver este AUDI sem anéis a circular na Europa.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzi o novo Audi A6 elétrico e foi tudo o que estava à espera