Notícias Novo Continental GT. Os detalhes do Bentley mais potente de sempre

Apresentação

Novo Continental GT. Os detalhes do Bentley mais potente de sempre

Com a nova geração do Bentley Continental GT desaparece o motor W12, mas surge uma nova motorização híbrida plug-in que promete mais potência e mais economia de combustível.

Bentley Continental GTC Speed - 3/4 de frente
© Bentley

O novo Continental GT Speed promete elevar o conceito de Grand Tourer na Bentley a um novo patamar, graças à nova motorização híbrida plug-in, que faz deste o modelo mais potente de sempre na marca britânica.

Era o mínimo que se podia pedir, depois de se saber que a chegada desta nova motorização implicaria o dispensar permanente do seu clássico motor W12.

Apesar disto, não há grandes motivos para desânimos, uma vez que desta cadeia cinemática híbrida faz parte um motor V8 biturbo que é combinado com um elétrico (integrado na caixa de velocidades automática).

Cadeia cinemática híbrida do Bentley Continental GT
© Bentley Este é a cadeia cinemática Ultra Performance Hybrid, que vai equipar o novo Bentley Continental GT.

Quando trabalham em «equipa», a potência máxima combinada é de 782 cv e 1000 Nm de binário, suficientes para a conquista do título de “O Bentley de estrada mais potente de sempre”.

Por outro lado, o sistema híbrido plug-in inclui uma bateria de 25,9 kWh, o que permite ao Bentley Continental GT 2024 percorrer cerca de 80 km em modo puramente elétrico e em perfeito silêncio.

Já pudemos experimentar, ainda que brevemente, este inédito capítulo da história do Continental GT, há uns meses, ainda com o novo modelo camuflado:

Durante este primeiro contacto percebemos que, mesmo com um peso total em torno das 2,5 toneladas, o Bentley Continental GT continua a fazer jus ao Speed que inclui na sua designação. A prova disso está nos 3,2s que demora para acelerar dos 0 aos 100 km/h e nos 335 km/h anunciados de velocidade máxima.

Cheio de estilo e elegante

Seja na configuração Coupé ou Convertible (descapotável) o Grand Tourer da marca britânica mantém a sua elegância e estilo. Além disso, esta quarta geração começa a «levantar o véu» sobre o que poderemos ver sair da fábrica de Crewe num futuro próximo.

Uma das características mais visíveis é a adoção de novos grupos óticos na secção dianteira, com apenas um farol de cada lado. Algo que não acontecia desde os anos 50, com o S2 de 1959. E integradas neste conjunto estão as novas luzes de condução diurna, numa espécie de «sobrancelha» em LED.

Na parte de trás, a aerodinâmica foi estudada de forma a não ter de incluir uma asa traseira escamoteável e os grupos óticos também contam com um novo desenho. Mais abaixo, o desenho do para-choques evidencia a largura do conjunto e inclui umas elegantes saídas de escape.

Para terminar o capítulo da estética, falta apenas falar nas novas jantes com 22” de diâmetro e que têm um desenho direcional, como a marca lhe chama, enquanto evoca as garras de um tigre, como a querer «agarrar» a estrada.

Charme como destaque no habitáculo

Como não poderia deixar de ser, o ambiente a bordo do Bentley Continental GT Speed está ainda mais requintado, com novos materiais e uma montagem muito cuidada e quase artesanal.

No interior, continua a haver espaço para quatro adultos, que podem agora apreciar o novo sistema de iluminação ambiente ou os sistemas de som disponíveis, com autoria da Bang & Olufsen ou da Naim. E uma vez que a insonorização é ainda mais eficaz, esta torna-se mais convidativa.

Quem viaja na frente, além de contar com assentos com 20 regulações distintas, massagem, aquecimento e ventilação, também tem acesso a um painel de instrumentos totalmente digital e a um ecrã tátil central com 12,3” de diagonal de imagem.

Este último faz parte do Bentley Rotating Display que, em vez do ecrã tátil, pode incluir um painel com três mostradores analógicos ou um terceiro, sem nada além do mesmo acabamento do restante tabliê.

Quando chega?

Já o vimos no Goodwood Festival of Speed há um par de semanas, mas o momento do novo Bentley Continental GT Speed atravessar o Canal da Mancha só vai acontecer durante esta semana.

A apresentação pública oficial vai acontecer no Concours of Elegance que se realiza em Tegernsee, na Alemanha, que teve início ontem, 22 de julho, e terminará no próximo sábado, dia 27 de julho. Além do Bentley Continental GT, vão estar presentes outros modelos e será também o momento para um dos leilões da RM Sotheby’s.

O início da comercialização, no entanto, só deverá arrancar no final do verão ou início do outono. Não foram ainda anunciados preços.