Notícias Mais potência para os BMW M3 e M3 Touring 2024 mas não para todos

Apresentação

Mais potência para os BMW M3 e M3 Touring 2024 mas não para todos

As melhorias aplicadas ao BMW Série 3 chegaram também às opções mais desportivas, M3 e M3 Touring. Mas há mais surpresas.

M3 Touring - frente em andamento
© BMW

Em paralelo com a atualização do Série 3, a BMW também efetuou diversas melhorias nos mais desportivos M3, Sedan e Touring. Tal como o modelo base, as diferenças visuais são poucas, mas incluem um novo desenho dos grupos óticos dianteiros.

Na versão de três volumes, o tejadilho recebeu duas pequenas «barbatanas» longitudinais, com o objetivo de melhorar a estabilidade aerodinâmica a velocidades mais elevadas. A BMW M3 Touring não teve direito a «barbatanas», mas o tejadilho pode agora ser pintado na cor da carroçaria, em vez de estar apenas disponível em preto brilhante.

As diferenças no exterior também incluem jantes de maior diâmetro no eixo posterior e, nas versões Competition, o logótipo traseiro foi atualizado e inclui agora um rebordo prateado. Para terminar, a BMW também passou a contar com mais hipóteses de escolha no que diz respeito às cores da carroçaria e às jantes de liga leve.

530 cv, mas não para todos os M3

No plano mecânico, mantém-se o seis cilindros em linha biturbo, com 3,0 l de capacidade, mas no M3 Competition M xDrive (tração integral), a potência sobe para os 530 cv, um acréscimo de 20 cv.

Os M3 Competition de tração traseira, curiosamente, mantém os 510 cv, e comum a ambos é a caixa automática M Steptronic de oito velocidades. Se prefere uma caixa manual (seis relações), esta só está disponível no M3 (base) de tração traseira e 480 cv.

Para acelerar dos 0 aos 100 km/h no mais potente Competition M xDrive, são necessários apenas 3,4s no Sedan e 3,5s na Touring. Já a velocidade máxima está limitada a 250 km/h ou aos 290 km/h, com a adição do M Driver’s Package (280 km/h na M3 Touring).

A BMW refere ainda melhorias efetuadas na suspensão, que inclui amortecedores controlados eletronicamente em conjunto com um chassis adaptativo. E o sistema de travagem, em opção, pode ser composto por discos cerâmicos.

Experiência a bordo do M3

As diferenças mais visíveis a bordo dos BMW M3 e M3 Touring 2024 são o desenho do volante desportivo de três braços, com base plana e que, em opção, pode ser forrado a Alcantara. Os assentos desportivos contam com diversas regulações elétricas e, em opção, continuam disponíveis os assentos de competição em carbono, com um apoio lateral mais evidenciado.

As restantes diferenças são mais tecnológicas e incluem a versão mais recente do sistema operativo (8.5), sendo que tudo isto é visível através dos dois enormes ecrãs instalados em frente ao condutor. Integrados num único painel curvo, o painel de instrumentos tem 12,3” e o central, destinado às restantes informações do sistema de infoentretenimento, vê a dimensão subir para as 14,9”.

Em ambos os casos, e também no head-up display (disponível em opção), tanto o grafismo, como muitas das funções disponíveis são adaptadas e específicas do M3.

No equipamento de série passa a estar disponível o sistema de navegação com informações sempre atualizadas, ligações através de USB, wi-fi e Apple CarPlay ou Android Auto. Também de série, está disponível um sistema de som mais elaborado, com 10 altifalantes e um amplificador de 205 W.

M3 e M3 Touring - detalhe de traseira
© BMW

Quando chega?

A produção dos BMW M3 e M3 Touring — destinados ao mercado europeu — será feita na fábrica de Munique, com início agendado para o próximo mês de julho. A chegada ao mercado acontecerá certamente pouco depois.

Os clientes mais exigentes poderão configurar os BMW M3 e M3 Touring 2024 com um conjunto de componentes desenvolvidos pela BMW M Performance, muitos deles em fibra de carbono.