A designação CS na BMW — de Competition Sport — dispensa qualquer tipo de apresentação. Basta ver o que a marca de Munique fez recentemente com os M2 CS, M3 CS e M5 CS. Agora, é a vez de conhecermos o M4 CS.
Em termos de receita, não podia ser mais simples: mais potência, uma dinâmica mais apurada e um peso inferior, tudo pensado para uma utilização mais orientada para circuito. Ainda assim, a BMW garante que o uso em estrada não ficou comprometido.
Posicionado entre o M4 Competition e o M4 CSL, do qual a BMW produziu apenas 1000 exemplares, o novo BMW M4 CS mantém o motor de três litros e seis cilindros (S58), biturbo, que já conhecemos desta gama, mas com mais 41 cv de potência face à versão Competition (ou mais 21 cv relativamente ao M4 Competition M xDrive), que já conduzimos:
Contas feitas, o BMW M4 CS entrega 551 cv de potência — exatamente o mesmo que o M4 CSL — e 650 Nm de binário máximo, que não sofreu alterações. A única diferença é o facto deste valor estar disponível numa gama de rotações mais ampla: entre as 2750 e as 5950 rpm, com o corte a fazer-se às 7200 rpm.
Outra diferença significativa face ao M4 CSL é o facto de aqui a tração ser feita às quatro rodas e não apenas no eixo traseiro. Uma configuração que permite que este novo BMW M4 CS seja o mais rápido dos dois no sprint dos 0 aos 100 km/h: 3,4s contra 3,7s.
A aceleração dos 0 aos 200 km/h é feita em 11,1s e, segundo a BMW, a velocidade máxima é de 302 km/h, quando equipado com o M Driver’s Package, disponível em opção. No habitual «tira-teimas» do Nordschleife, é o M4 CSL que se destaca: 7min18,137s, contra os 7min21,989s do novo M4 CS.
Dieta rigorosa de 20 kg
Isso explica-se pelos 135 kg de peso a mais (face ao M4 CSL), ainda que, relativamente ao M4 Competition, o novo BMW M4 CS tenha uma vantagem de cerca de 20 kg.
Para conseguir essa «dieta» os engenheiros da marca de Munique recorreram a um sistema de escape em titânio e a um rol de componentes em fibra de carbono, muitos deles com responsabilidades importantes do ponto de vista da aerodinâmica. Entre eles estão os difusores de ar (dianteiro e traseiro), as saias laterais, o spoiler posterior e até o próprio tejadilho.
Dentro do habitáculo, o tratamento à base de fibra de carbono continua e faz-se notar ao nível das molduras do tabliê e da consola central, mas também dos bancos desportivos com um enorme suporte lateral.
Muitos segredos escondidos
Ainda que seja o visual exterior seja a primeira coisa em que reparamos, são as novidades «escondidas» que acabam por tornar este BMW M4 CS especial. Isto porque o aumento de rendimento não foi conseguido apenas com uma subida de potência.
Para esta versão a BMW modificou vários parâmetros da suspensão, começando pela firmeza dos amortecedores, e os suportes do motor também foram substituídos por uns mais rígidos.
Quanto à caixa de velocidades, continua a estar presente a automática de oito relações (M Steptronic), em parceria com o sistema de tração integral M Drive. Aquele que inclui um modo de condução capaz de desacoplar o eixo dianteiro e transformar este BMW M4 CS num verdadeiro «tudo atrás».
A NÃO PERDER: Toda a verdade. Ao volante da BMW M3 Touring 2023A somar a tudo isto, sistemas eletrónicos como o controlo de estabilidade, por exemplo, também foram reprogramados, estando agora bem mais permissivos.
No que diz respeito ao sistema de travagem, o BMW M4 CS inclui discos convencionais, em ferro, no seu equipamento de série. No entanto, para os mais exigentes, está disponível, em opção, um conjunto de travões carbocerâmicos.
Quanto custa?
O início de produção do novo BMW M4 CS está marcado para o próximo mês de julho, mas as encomendas vão abrir já no final deste mês.
Quanto a preços, ainda não sabemos quanto é que o M4 CS vai custar no mercado nacional, mas é seguro afirmar que ficará bem acima dos 131 000 euros que a BMW pede pelo M4 Competition.
Sem comentários
BMW M4 CS inclui a receita mágica: mais potência e menos peso
A BMW deu o famoso tratamento CS ao M4 e o resultado não podia ser melhor: mais potência, mais carbono, menos peso e a dinâmica mais apurada.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.