Notícias Nova BMW M5 Touring é a mais potente e pesada de sempre

Monterey Car Week 2024

Nova BMW M5 Touring é a mais potente e pesada de sempre

A derradeira carrinha? A nova BMW M5 Touring combina 727 cv com 1630 litros de espaço de bagageira. Mas há um senão: pesa 2550 kg.

BMW M5 Touring perfil
© BMW

Foi preciso esperar 17 anos para voltar a ver uma nova BMW M5 Touring. E isso, só por si, torna esta nova geração especial, até porque até então só tinham existido duas.

Agora que a vemos totalmente pela primeira vez, não há outra forma de o dizer: a nova M5 Touring é gigante, imponente e… pesada!

Depois do sucesso comercial que tem sido a BMW M3 Touring, e que o Guilherme Costa já teve oportunidade de testar em vídeo, a marca de Munique resolveu aplicar uma fórmula semelhante à carrinha do Série 5 e o resultado está à vista.

São mais de cinco metros de comprimento e quase dois metros de largura. E graças à mecânica híbrida plug-in e a todas as soluções técnicas que carrega, acusa uns notáveis 2550 kg na balança (40 kg mais que a berlina).

Para perceberem a real dimensão deste número, basta dizer que a carrinha BMW i5 M60 xDrive Touring 100% elétrica, com uma bateria com 83,9 kWh de capacidade, pesa «apenas» 2425 kg, o que são menos 125 kg.

BMW M5 Touring e M5 berlina
© BMW Pela primeira vez em 17 anos, o BMW M5 berlina recebe a companhia de uma versão M5 Touring

A mais potente de sempre

Não há como fugir do peso, já tinha sido assim com o M5 berlina e com o XM Label Red, que declara 2795 kg, mas a M5 Touring não se esgota aí. Longe disso.

BMW M5 Touring perfil
© BMW

Até porque é a primeira M5 Touring da história a exibir uma mecânica eletrificada, ao mesmo tempo que passa diretamente a ser a carrinha de produção da BMW M mais potente de sempre.

Graças a um motor V8 biturbo com 4,4 l de capacidade, que produz 585 cv e a um motor elétrico com 145 kW (197 cv) integrado na caixa M Steptronic automática de oito velocidades, a nova BMW M5 Touring declara 727 cv de potência máxima combinada e 1000 Nm de binário máximo.

M5 Touring motor V8
© BMW

Estes números, enviados às quatro rodas, permitem que esta «super carrinha» seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6s (mais 0,1s do que o M5 berlina) e atingir os 305 km/h (com o opcional M Driver’s Package).

Continuando nas comparações, desta vez com a concorrência, a Audi RS 6 Avant GT atual é 0,3s mais rápida no sprint 0-100 km/h, apesar de estar a 97 cv de potência de distância. Porém, é quase 400 kg mais leve…

Até 67 km elétricos

Quanto ao sistema híbrido em si, podemos dizer que é em tudo semelhante ao que já conhecemos da versão M5 berlina e que, por sua vez, é similar ao usado no XM Label Red.

O mesmo é dizer que a alimentar o motor elétrico está uma bateria com 18,6 kWh de capacidade útil, que permite à BMW M5 Touring declarar uma autonomia em modo elétrico de até 67 km.

Naturalmente, mais do que responsabilidades ecológicas, este sistema elétrico tem com principal missão incrementar as performances, até porque no modo elétrico a velocidade está limitada aos 140 km/h. E como sabemos, é curto para o habitat natural desta carrinha: a autobahn.

Quando a bateria se acaba, importa saber que esta bateria admite velocidades de carregamento de até 11 kW em corrente alternada (AC).

Tratamento VIP

Como seria de esperar, e à imagem do que acontece com a berlina, esta M5 Touring adota vária soluções específicas, que não encontramos nas versões mais mundanas do Série 5.

Para começar, a BMW M5 Touring equipa de série um diferencial autoblocante ativo no eixo traseiro, bem como amortecedores de dureza variável.

BMW M5 Touring perfil
© BMW

O sistema de tração integral M xDrive adota várias modos de funcionamento específicos, tais como 4WD, 4WD Sport e 2WD. Este último permite desligar por completo o controlo de estabilidade e enviar todo o binário do V8 e motor elétrico exclusivamente para as rodas traseiras.

LEIAM TAMBÉM: BMW M4 CS inclui a receita mágica: mais potência e menos peso

A somar a isso, para quem quiser uma experiência ainda mais especial, estão disponíveis travões carbocerâmicos em opção, jantes forjadas e claro, todo um catálogo de peças específicas, assinadas pela BMW M Performance, para acentuar ainda mais os atributos desportivos desta carrinha.

BMW M5 Touring M Performance Parts
© BMW BMW M5 Touring com componentes do catálogo M Performance Parts

Espaço para tudo

No que toca à imagem exterior e ao habitáculo, é praticamente igual ao que já tínhamos visto no BMW M5 berlina, com as diferenças óbvias ao nível da secção traseira da carroçaria, que adota um formato mais familiar, típico das carrinhas.

Por isso mesmo, encontramos um interior mais espaçoso, quer ao nível dos lugares traseiros quer, sobretudo, ao nível da bagageira (vai dos 500 l aos 1630 l).

Quanto custa?

A fazer a sua estreia mundial no Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), a BMW M5 Touring só vai começar a chegar aos mercados no próximo mês de novembro.

Quanto aos preços, a BMW Portugal já fez saber, em comunicado, que vão arrancar nos 170 000 euros.