Notícias BMW Série 3 novamente atualizado. O que mudou?

Apresentação

BMW Série 3 novamente atualizado. O que mudou?

O BMW Série 3 recebeu uma nova lista de melhorias, com o objetivo de se manter competitivo. O maior destaque está nas versões híbridas.

BMW Série 3 2024 - 3/4 de frente
© BMW

Precisamente dois anos depois de ter mudado de visual, o BMW Série 3 acaba de receber um novo conjunto de melhorias.

Desta vez não há novidades estéticas, à exceção da adição de duas novas cores para a carroçaria — Arctic Race Blue e Fire Red, ambas metalizadas —, e também de novas jantes que podem chegar às 19” de diâmetro.

No habitáculo, a ausência de versões com caixa manual deixou a consola central com um desenho mais «arrumado», sendo que, nesta atualização, todas as versões passam a incluir patilhas de mudança de relação atrás do volante no seu equipamento de série.

Nas versões de visual mais desportivo — equipadas com o pacote desportivo da M —, estão presentes assentos desportivos forrados num novo tecido M Performtex. Ainda assim, opcionalmente, continuam disponíveis os assentos em pele.

Para o condutor, há novas opções disponíveis para os volantes de visual mais desportivo, que passam a ter uma base plana e costuras da M. Sendo que este é apenas o ponto de partida para explorar as melhorias efetuadas no chassis.

A BMW diz que o renovado Série 3 conta agora com um nível de conforto bem mais elevado, mesmo quando a qualidade do piso não ajuda. No entanto, diz também que esse ganho foi feito de uma forma que não «beliscasse» o desempenho dinâmico, pelo qual é reconhecido.

Ainda mais digital e sofisticado

Tal como já acontece com outros modelos da marca, o habitáculo do BMW Série 3 2024 também já pode receber alguns componentes em vidro (CraftedClarity), tais como o comando da caixa de velocidades ou do iDrive, por exemplo.

O sistema de infoentretenimento já inclui a mais recente versão do sistema operativo — BMW Operating System 8.5. E para melhorar o visual do habitáculo, também o sistema de iluminação ambiente também foi melhorado.

BMW Série 3 Touring 2024 - interior
© BMW

O ar condicionado automático de três zonas faz agora parte do equipamento de série em todas as versões. Para controlar a climatização, passam a haver menos botões físicos, uma vez que a maioria passou para o ecrã tátil. No entanto, há mais formas de ajustar o sistema à medida de cada utilizador, seja através do ecrã ou dos comandos de voz.

Híbridos plug-in em destaque

Uma das melhorias mais importantes do BMW Série 3 2024 está relacionada com as versões híbridas plug-in.

Há uma nova bateria, herdada da quinta geração do sistema eDrive, e a sua capacidade aumentou significativamente — de 11,2 kWh úteis para 19,5 kWh. No entanto, o aumento de tamanho não reduziu a oferta de espaço no habitáculo ou bagageira. A BMW anuncia agora uma autonomia em modo 100% elétrico de até 101 km (dependendo da versão).

Além disso, há melhorias no que diz respeito ao carregamento, que já pode ser feito até uma potência máxima de 11 kW (AC). Segundo a BMW, para um carregamento dos 0 aos 100% são necessárias apenas 2h15min.

O 330e passa a ser o único híbrido plug-in da gama, mas está disponível nos dois formatos de carroçaria (Sedan e Touring) e com tração traseira ou tração integral. O motor de 2,0 l a gasolina e o elétrico integrado na caixa automática de oito velocidades oferecem uma potência máxima combinada de 292 cv e um binário de 420 Nm.

Nas motorizações «só» a combustão, há quatro a gasolina e quatro a gasóleo, com potências que vão dos 150 cv aos 374 cv (M340i). No entanto, o seis cilindros a gasolina e os motores Diesel incluem um sistema mild-hybrid de 48 V.

Quando chega o BMW Série 3 2024?

O início da comercialização do BMW Série 3 2024 está previsto já para o próximo mês de julho e a chegada das primeiras unidades a Portugal não deverá acontecer muito depois disso.