Notícias BMW atualiza Série 4 Gran Coupé e i4. Consegue descobrir o que mudou?

Salão de Pequim 2024

BMW atualiza Série 4 Gran Coupé e i4. Consegue descobrir o que mudou?

Depois do Cabrio e do Coupé, a BMW acaba de renovar o Série 4 Gran Coupé e o elétrico i4, que ganhou uma nova motorização.

© BMW

Depois de renovar o Série 4 Coupé e Cabrio e o «todo poderoso» M4, a BMW acaba de atualizar os dois modelos que faltavam: Série 4 Gran Coupé e i4 Gran Coupé, este último 100% elétrico.

As alterações estão longe de ser significativas, mas fazem-se sentir logo no exterior, que recebeu alguns retoques estéticos, a começar logo na grelha dianteira de duplo-rim, que continua a ser parcialmente fechada no BMW i4.

A assinatura luminosa também foi revista, com os Série 4 Gran Coupé e i4 Gran Coupé a passarem a contar com LEDs na vertical que assumem as funções de iluminação de marcha diurna. Os farolins também foram redesenhados e podem receber tecnologia Laser LED, tal como no M4 CSL.

Interior também evoluiu

As alterações também se fazem notar no habitáculo, que equipa o sistema Curved Display que já conhecemos de outros modelos da marca germânica e que consiste numa instrumentação digital com ecrã de 12,3” e num ecrã multimédia com 14,9”, unidos por um vidro curvo.

A somar a isto, ambos os modelos passaram a contar com o sistema operativo de última geração (BMW 8.5), que promete novos grafismos e acesso rápido às funções mais utilizadas.

BMW i4 xDrive 40 interior
© BMW BMW i4 xDrive 40

Mas há mais. Existem novos volantes, que nas versões M Sport têm uma base plana, e as saídas de ar foram remodeladas, estando agora mais pequenas e com um estilo mais minimalista. Já os bancos continuam a apresentar um corte desportivo, ao mesmo tempo que apresentam novos materiais.

Uma nova versão elétrica

Quanto às motorizações, o BMW i4 conta agora com quatro variantes, a começar na versão base, i4 eDrive35, que oferece 210 kW (285 cv) e uma autonomia de até 500 km (WLTP) e a terminar na versão mais potente, BMW i4 M50 xDrive, que conta com 400 kW (543 cv) e reclama uma autonomia de até 522 km (WLTP).

A somar a essas encontramos ainda a versão i4 eDrive40, com 250 kW (340 cv) e uma autonomia de até 600 km (WLTP), e a nova i4 xDrive40, com tração integral e que conta com 295 kW (401 cv) e uma autonomia de até 548 km (WLTP), graças a uma bateria de 81,1 kWh.

Sem caixa manual

Já no Série 4 Gran Coupé, as motorizações não sofreram alterações, sendo que a única novidade é mesmo o facto de agora todas as variantes contarem de série com uma transmissão automática Steptronic de oito velocidades, com a caixa manual a desaparecer.

O mesmo é dizer que, no que toca a motores, continuamos a ter três versões a gasolina (420i, 430i xDrive e M440i xDrive, com 184, 245 e 374 cv, respetivamente) e duas variantes Diesel (420d e 430d xDrive, com 190 e 286 cv, respetivamente).

Estes dois blocos Diesel e a versão mais potente a gasolina, a 430d xDrive, com motor de seis cilindros, estão associadas a um sistema mild-hybrid de 48V. Porém, e ao contrário do que muitos pensavam, a BMW não aproveitou esta renovação para oferecer a mesma solução às versões a gasolina de menor potência.

Para quando?

Os renovados BMW Série 4 Gran Coupé e i4 Gran Coupé vão entrar em produção em julho, sendo que para já a marca de Munique ainda não anunciou os preços para Portugal nem a data de chegada ao mercado.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece