Notícias Este vai ser o SUV elétrico mais barato da BYD

Apresentação

Este vai ser o SUV elétrico mais barato da BYD

O Atto 2 é a nova proposta da BYD para «atacar» o mercado europeu. Chega a Portugal nos primeiros meses de 2025.

Novo BYD ATTO 2
© BYD

A BYD vai reforçar a sua presença no mercado europeu com o Atto 2, um modelo de segmento B que vai passar a ser o SUV mais acessível da marca chinesa na Europa.

As vendas em Portugal vão arrancar no primeiro trimestre de 2025, mas a primeira aparição pública vai acontecer já em janeiro, no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica.

Por atacar diretamente o «coração» do segmento B-SUV, um dois mais populares na Europa, as expectativas para o Atto 2 são elevadas. Contudo, a concorrência é muita: basta olhar para propostas como os novos Opel Frontera e Citroën ë-C3 Aircross para perceber que não terá vida facilitada.

BYD Yuan Up ou Atto 2, perfil
© BYD Com 4,31 m de comprimento, o Atto 2 é apenas 2 cm mais comprido do que o BYD Dolphin, o elétrico mais acessível da marca.

Construído sobre a plataforma de terceira geração da BYD (a mesma do Seal), o Atto 2 tem 4,31 ms de comprimento, 1,83 m de largura e 1,67 m de altura, números que o tornam 14,5 cm mais curto do que o Atto 3, mas 2 cm mais comprido do que o Dolphin.

A tua cara não é estranha

Apesar de ser uma novidade absoluta na Europa, o Atto 2 foi lançado na China no passado mês de março na China como Yuan Up. Com exceção do logótipo na dianteira, tudo o resto é exatamente igual.

Tendo em conta que o Atto 2 é o Yuan Up, podemos assumir que o habitáculo também deverá ser idêntico. Combina uma instrumentação 100% digital, com 8,8”, com um ecrã central multimédia de 12,8”, cuja orientação pode ser vertical ou horizontal.

BYD Atto 2 interior
© BYD Na China, o Atto 2 é vendido com o nome Yuan Up.

Quanto à bagageira, apesar da BYD ainda não o ter confirmado, podemos esperar um volume de carga entre os 345 litros anunciados pelo Dolphin e os 440 litros declarados pelo Atto 3.

Só uma motorização

Equipado com um propulsor dianteiro com 130 kW (184 cv) e 290 Nm e com uma bateria com 42,4 kWh de capacidade útil, o BYD Atto 2 anuncia uma autonomia em ciclo WLTP de até 312 km.

De acordo com a Green NCAP, que acaba de avaliar o Atto 2 com a classificação máxima de cinco estrelas, a bateria permite fazer “164 km em autoestrada e aproximadamente 300 km no mundo real”.

BYD Yuan Up, traseira
© BYD BYD Yuan Up

No mercado doméstico, o Yuan Up está disponível com outras motorizações, nomeadamente com um motor de 70 kW (95 cv) e com uma bateria de 32 kWh de capacidade. Resta saber se esta opção também chegará ao mercado europeu.

E o preço?

A BYD ainda não confirmou o preço do Atto 2 para o mercado português, mas já confirmou que este será “o SUV 100% elétrico mais acessível da marca na Europa”.

Por outras palavras, é garantido que o Atto 2 vai ficar abaixo dos 38 499 euros que a BYD pede atualmente pelo Atto 3, sendo que poderá aproximar-se da barreira dos 30 000 euros.

Mas há que ter ainda em consideração as tarifas de importação adicionais impostas pela União Europeia e o impacto que poderão ter no preço final do novo Atto 2. À BYD foi aplicada uma taxa adicional de 17%.