Notícias BMW vai meter um ecrã onde mais ninguém meteu

CES 2025

BMW vai meter um ecrã onde mais ninguém meteu

O BMW Panoramic iDrive fez a sua estreia no CES, em Las Vegas. A sua missão é a de redefinir a interação entre o condutor e o veículo.

BMW Panoramic iDrive
© BMW

A BMW levou ao CES 2025 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, a próxima geração do seu sistema de infoentretenimento, denominado BMW Panoramic iDrive.

Vai chegar ao mercado no final deste ano e o novo sistema é composto por quatro elementos: o BMW Panoramic Vision, o ecrã central, o novo volante multifunções e o BMW 3D Head-Up Display.

BMW Panoramic iDrive - desenho
© BMW

O BMW Panoramic Vision introduz um conceito inovador de head-up display, projetando informações numa superfície negra, localizada na parte inferior do para-brisas e visível a toda a largura do habitáculo, entre os pilares dianteiros.

Por sua vez, o BMW 3D Head-Up Display — será disponibilizado em opção — acrescenta uma dimensão adicional, visível diretamente no campo de visão do condutor e com conteúdos integrados com o Panoramic Vision de forma a criar um efeito tridimensional.

O ecrã central de comando tátil, destaca-se pelo seu novo formato e por, declara a BMW, uma ergonomia otimizada e localização ideal para o condutor. A operação promete ser mais fácil pela estrutura de menus QuickSelect e pela possibilidade de personalizar os conteúdos apresentados.

Por fim, o novo volante multifunções recorre a tecnologia shy-tech (tecnologia tímida), capaz de iluminar os comandos relevantes de acordo com as necessidades do momento.

Além disso, inclui feedback háptico ativo, com a promessa de uma experiência tátil mais intuitiva e segura, uma vez que não obriga a que se retirem os olhos da estrada para confirmar a execução de determinadas funções.

Novo sistema operativo

O BMW Panoramic iDrive também estreará o novo BMW Operating System X, desenvolvido internamente. Continua a basear-se no Android Open Source Project (AOSP) e aposta na compatibilidade retroativa e na capacidade de atualização.

Uma das grandes inovações é a personalização ampliada, que permite ajustar sons, modos de condução e até mesmo os elementos visuais da interface de utilizador, reforçando a “ligação emocional com o automóvel e transformando cada viagem num momento especial”, tal como referido pela marca.

Segundo a BMW, o Panoramic iDrive e todos os seus ecrãs vão começar a ser integrados em todos os novos modelos da marca a partir do final deste ano.

O candidato mais provável a estreá-lo será a versão de produção do Vision Neue Klasse X, que antecipa o primeiro X3 100% elétrico.

BMW Vision Neue Klasse X traseira
© BMW BMW Vision Neue Klasse X.