Notícias Como cresceu. Novo Citroën C3 Aircross vai ter 7 lugares

Apresentação

Como cresceu. Novo Citroën C3 Aircross vai ter 7 lugares

A nova geração do Citroën C3 Aircross é reinventada como um SUV de sete lugares, ainda que se mantenha no mesmo segmento.

Citroën C3 Aircross perfil
© Citroën

A Citroën divulgou as primeiras imagens da nova geração do C3 Aircross, e podemos esquecer quase tudo aquilo que sabíamos sobre o anterior. Pela primeira vez vai oferecer uma configuração de sete lugares.

Algo que só é possível porque o novo C3 Aircross cresceu significativamente, com a Citroën a indicar um comprimento de 4390 mm, mais 235 mm que o antecessor.

A marca realça ainda a “distância entre eixos muito longa” (sem especificar quanto), que permitiu ganhar mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros, além da adição de dois bancos rebatíveis na bagageira.

O volume traseiro bastante vertical também demonstra a preocupação dos designers da Citroën em garantir uma boa habitabilidade para os ocupantes da terceira fila.

Não parece, mas deriva do mais pequeno C3

Ao contrário do antecessor, o novo Citroën C3 Aircross assume a morfologia típica de um SUV e apresenta um aspeto bastante robusto. Apesar das dimensões generosas que tem, é o mais compacto C3 que lhe serve de base.

Ambos assentam sobre a plataforma Smart Car da Stellantis e a estes podemos ainda adicionar o «parente» mais próximo deste C3 Aircross: o também novo Opel Frontera.

O C3 Aircross partilha ainda com o mais pequeno C3 os novos elementos da linguagem de design da Citroën, como a assinatura luminosa ou o formato das óticas dianteiras e traseiras.

Como estas primeiras imagens deixam ver, a carroçaria pode se apresentar em dois tons e há elementos personalizáveis, como os colour clips presentes no para-choques e no painel traseiro. Por enquanto não há imagens do interior.

Citroën C3 Aircross perfil
© Citroën

Diversidade de escolha

Além da versatilidade acrescida pela oferta de sete lugares, o novo Citroën C3 Aircross promete também oferecer diversos tipos de motorização.

Por enquanto a marca francesa ainda não as especificou, mas indicou que haverá motorizações para todos os gostos: a combustão, híbridas e 100% elétricas.

Não é difícil de adivinhar que estas deverão passar pelo 1.2 PureTech a gasolina, só a combustão e como mild-hybrid.

Fica, no entanto, a dúvida se o novo C3 Aircross 100% elétrico fará uso do motor e bateria do ë-C3 (44 kWh e 113 cv) ou se herdará a opção mais potente dos outros elétricos da marca e da Stellantis (50 kWh e 136 cv ou 54 kWh e 156 cv).

Quando chega?

Prevê-se que o Citroën C3 Aircross seja lançado este verão. Porém, até lá, mais pormenores ainda vão ser partilhados.

Em relação ao preço, apesar de ainda não ter sido divulgado, a Citroën adiantou que espera “agitar o mercado com uma posição de preço muito competitiva”. Se seguir os passos do mais pequeno C3, o mercado será, certamente, agitado.

Estará aqui o concorrente mais sério do Dacia Jogger?

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal