Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Citroën C5 Aircross. O nome fica mas tudo o resto muda

Salão de Bruxelas 2025

Citroën C5 Aircross. O nome fica mas tudo o resto muda

Ainda não foi desta que a Citroën mostrou o novo C5 Aircross. O protótipo deixou-se ver outra vez, no Salão de Bruxelas, e deixa as expetativas em alta.

Citroën C5 Aircross Concept com Thierry Koskas, CEO
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Depois da sua estreia no Salão de Paris em 2024, o Citroën C5 Aircross Concept voltou a marcar presença em mais um evento automóvel: o Salão de Bruxelas.

Este será o primeiro Citroën a assentar na plataforma STLA Medium, estreada pelo Peugeot 3008. A marca francesa diz que é 95% representativo do veículo final, prometendo uma presença mais assertiva na estrada do que a geração atual.

Citroen C5 Aircross Concept traseira
© Citroën Visualmente mais dramático e também maior que o atual. O futuro C5 Aircross vai ser 15 cm mais comprido (4,65 m), prevendo-se que se traduza num interior mais espaçoso.

No exterior, o C5 Aircross concept antevê uma nova assinatura luminosa de três pontos — à semelhança dos mais recentes modelos da marca francesa.

O que já se sabia: Só fica o nome. Citroën vai mudar tudo no novo C5 Aircross

Na traseira, é possível observar que a faixa preta na porta da bagageira foi elevada, “para dar ao automóvel uma presença real e torná-lo mais largo”, segundo a Citroën.

Do interior, o construtor ainda não revelou nada, avançando apenas que “concebeu um espaço de bem-estar no espírito de um lounge, onde os cinco ocupantes poderão relaxar e viajar com toda a serenidade”.

Elétrico, mas também a combustão

Ao recorrer à plataforma multienergias da Stellantis, é de esperar que partilhe com o Peugeot 3008 a maioria das opções motrizes, híbridas e elétricas.

Não foram avançados detalhes, mas Thierry Koskas, o diretor executivo da Citroën já tinha anunciado que o C5 Aircross iria permitir, na inédita variante elétrica, uma autonomia máxima de 680 km, graças à bateria de 96,9 kWh (úteis).

Quanto às variantes híbridas deverão basear-se no 1.2 PureTech de 136 cv (mild-hybrid 48 V) e, no caso do híbrido plug-in, no 1.6 PureTech, com uma potência combinada de 195 cv. No «primo« da Peugeot garante 87 km de autonomia 100% elétrica.

Para quando?

Está previsto que a nova geração do Citroën C5 Aircross seja revelada nos próximos meses, com chegada prevista ao mercado em meados deste ano.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi produzida a última unidade do Citroën 2CV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O último dos… Citroën 2CV feitos «falava» português