Notícias CUPRA renovou as gamas Formentor e Leon. Tudo o que mudou

Apresentação

CUPRA renovou as gamas Formentor e Leon. Tudo o que mudou

O CUPRA Formentor e o Leon acabam de ser renovados em termos de imagem e tecnologia, de forma a acompanhar os restantes membros da tribo.

CUPRA Formentor - 3/4 de frente
© CUPRA

A CUPRA continua a cimentar o seu sucesso em bom ritmo e com muito pouca vontade de abrandar. E a prova disso está no lançamento das versões renovadas de dois dos seus modelos mais importantes: o Formentor e o Leon.

Desenvolvidos em paralelo nas instalações de Martorell, tanto o Formentor como o Leon acabam de ser atualizados com a nova linguagem de design da CUPRA, que começámos a conhecer, por exemplo, com o Tavascan.

Em ambos os modelos, já está presente a secção dianteira em formato de shark-nose e a mais recente assinatura visual em LED. O desenho da secção dianteira viu o logo da CUPRA passar para o capô, deixando uma grelha frontal de grandes dimensões a fornecer o visual mais agressivo do Formentor e do Leon.

Em conjunto, passa a estar disponível (em opção) o novo sistema de iluminação LED Matrix, com a assinatura visual da marca: três pequenos triângulos iluminados e integrados num outro triângulo.

Na secção traseira, além do novo desenho dos grupos óticos que mantêm a barra horizontal em LED, passa a estar presente o logótipo da CUPRA, iluminado, numa posição central. Uma solução que começámos a ver há uns anos nos protótipos da marca e que passa agora para os modelos de produção, em conjunto com o grupo de três pequenos triângulos.

Vistos de lado, tanto o Formentor como o Leon também foram revistos em alguns detalhes de estilo, que ganham ainda mais ênfase com a nova escolha de jantes de liga leve de 18” ou 19”. E para terminar, há também uma nova gama de cores para ambos os modelos.

Ambiente a bordo

No CUPRA Formentor e Leon (5P e Sportstourer), o habitáculo mantém o visual mais característico com que a marca gosta de diferenciar os seus modelos, através de uma iluminação personalizada e os detalhes em tons cobre. Mas agora, está também presente uma nova escolha de materiais, de origem mais sustentável e um novo desenho de componentes como a consola central e os painéis das portas.

A vertente mais tecnológica do ambiente a bordo continua a incluir um painel de instrumentos totalmente digital. A grande novidade, no entanto, está no novo ecrã de comando tátil no centro do tabliê que viu a sua dimensão passar para as 12,9”.

Através deste, temos acesso a uma interface de utilizador simplificada, com widgets personalizáveis e uma barra fixa com os comandos da climatização. Em opção, tanto o Formentor como o Leon podem agora incluir um novo sistema de som, desenvolvido com a ajuda da Sennheiser Mobility e que inclui 12 altifalantes e uma potência de 390 watts.

Gama de motores

As renovadas gamas do CUPRA Formentor e Leon mantêm as diversas hipóteses de escolha em termos de motores: Diesel, gasolina, mild hybrid ou híbridos plug-in.

A base da oferta continua a cargo do motor 1.5 TSI de 150 cv, associado a uma caixa de velocidades manual de seis relações. No entanto, com este mesmo motor, também é possível optar pela versão mild-hybrid, que adiciona uma ajuda eletrificada através da presença de um sistema de 48V e já inclui uma caixa de velocidades automática DSG de dupla embraiagem.

Com os mesmos 150 cv de potência, o CUPRA Formentor e o Leon estão também disponíveis em versões Diesel equipadas com o motor 2.0 TDI, sempre em conjunto com uma caixa automática DSG de sete velocidades.

Os sistemas híbridos disponíveis também foram melhorados e contam agora com potências entre os 204 e os 272 cv. Em ambos os casos, a energia é armazenada numa bateria de 19,7 kWh (utilizáveis), capaz de proporcionar uma autonomia máxima em modo 100% elétrico superior a 100 km.

VZ de… veloz!

No CUPRA Leon (e Leon Sportstourer) a versão VZ é a que está disponível com o sistema híbrido plug-in mais potente, com 272 cv de potência combinada. No entanto, para o CUPRA Formentor, a marca seguiu noutra direção.

O CUPRA Formentor VZ assume a «responsabilidade» de passar a ser a opção mais desportiva desta gama e, por isso, foi o escolhido para receber um motor de 333 cv, associado a uma caixa DSG de sete velocidades.

CUPRA Formentor - vista lateral em estrada
© CUPRA

Com esta versão, está disponível o exclusivo modo de condução CUPRA, com uma afinação específica do motor, do sistema de tração integral 4Drive, da calibração dos pedais e da caixa de velocidades. E graças à tecnologia de repartição de binário, foi mesmo possível incluir um modo de Drift, uma vez que o sistema consegue gerir a distribuição de potência entre as duas rodas traseiras.

Para garantir um desempenho melhorado em pista, por exemplo, o sistema de travagem da Brembo também foi melhorado. No entanto, para os mais exigentes, a marca disponibiliza, em opção, um conjunto ainda mais eficiente com pinças de seis pistões da Akebono.

Quando chegam?

Tanto o CUPRA Formentor como os dois formatos de carroçaria do CUPRA Leon foram desenvolvidos em Martorell, precisamente no local onde a sua produção em série está prestes a começar.

No caso do CUPRA LEON (5P e Sportstourer), o início da comercialização no mercado nacional está previsto para o próximo mês de julho. Para conhecer o Formentor teremos de esperar até setembro, mês em que as primeiras unidades começam a chegar a Portugal.

No que diz respeito a preços, os valores finais ainda não são conhecidos, mas a marca afirma que não vão existir alterações neste tema.