Notícias Nunca houve um Defender assim. Octa é o mais potente e capaz de sempre

Dia 8 de julho o podcast da Razão Automóvel será gravado ao vivo. Inscreva-se e garanta o seu lugar.

Quero Inscrever-me

Apresentação

Nunca houve um Defender assim. Octa é o mais potente e capaz de sempre

O novo Defender Octa promete ser o «o melhor de dois mundos», prometendo um desempenho perfeito em estrada ou fora dela.

Defender Octa - de frente na água
© JLR

Agora que Defender passou a ser uma marca — Land Rover deixou de ser usado —, o novo Octa assume-se como o pináculo da gama, sendo o Defender mais extremo de sempre.

Tem por base o 110 (a carroçaria intermédia da gama) e vem um objetivo bem definido. Ser o melhor e o mais capaz Defender de sempre, e oferecer o máximo prazer de condução, seja em estrada ou fora dela.

Pelo exterior, o Defender Octa é identificado pelo seu visual mais robusto, com uma carroçaria 68 mm mais larga e uma distância ao solo superior em 18 mm. Além disso, conta com para-choques específicos e guarda-lamas alargados, tendo melhores ângulos de ataque e de saída, assim como uma superior capacidade de passagem a vau, que agora chega a um metro.

Para fazer as ligações ao solo, além dos pneus mistos com 33″ de diâmetro e jantes de 22″, o Octa estreia a tecnologia de suspensão 6D Dynamics com interligação hidráulica, que promete um melhor controlo dos movimentos da carroçaria, laterais e longitudinais.

Além disso, há diversos elementos da suspensão que também foram atualizados, uma vez que a dinâmica deste modelo tem de estar preparada para todos os tipos de piso. Entre eles estão amortecedores semiativos, com três válvulas cada, que conseguem controlar a compressão e o ressalto de uma forma contínua e individual em cada roda.

Fora de estrada, a prioridade foi dada à máxima articulação dos eixos, que é garantida pelos triângulos mais longos e mais robustos e sem grandes limitações por parte das barras estabilizadoras. Já em asfalto é a estabilidade que mais importa, de forma a oferecer as melhores prestações, mas sem esquecer o conforto.

Um obrigatório V8

Para garantir o patamar de prestações desejado, a Defender optou pelo já conhecido motor 4.4 V8 biturbo — de origem BMW —, só que aqui surge com muito mais potência e binário: 635 cv e 750 Nm, ou seja, mais 135 cv e 140 Nm que nos outros Defender V8. Além disso, surge ainda associado a um sistema mild-hybrid.

Em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades e tração integral permanente, o Defender Octa mostra ser mesmo muito rápido: apenas 4,0s nos 0 aos 100 km/h, enquanto a velocidade máxima chega aos 250 km/h.

De forma a otimizar o funcionamento de todos os sistemas e do poderoso V8 durante a condução, o Defender Octa inclui um comando com três modos de condução disponíveis. O Comfort é aquele com que se iniciam todas as viagens, sendo o mais adequado para uma condução convencional.

Para os momentos mais desportivos em asfalto, temos o Dynamic, capaz de reduzir os movimentos da carroçaria em cerca de 67%, além de tornar a direção um pouco mais pesada e de abrir as válvulas do sistema de escape para explorar a sonoridade do motor V8.

Ao sair do asfalto, basta uma pressão mais longa no mesmo comando para ativar o modo Octa. Com este, é desbloqueado o maior curso da suspensão, a tração dá prioridade às rodas traseiras e o sistema de travagem assume um mapeamento específico para superfícies mais «soltas» de terra ou lama.

Porquê Octa?

Caso tenha ficado com a mesma dúvida que nós, podemos adiantar que a designação Octa foi inspirada no “mineral mais resistente e desejável do mundo — o diamante —, e no seu formato octaédrico que lhe confere um visual e uma durabilidade distintos”.

Serve também de motivo gráfico, além de apresentar um símbolo distinto, que surge no pilar C como assinatura. É composto por um diamante preto brilhante, no interior de um disco de titânio trabalhado com jatos de areia.

Defender Octa - detalhe do logótipo Octa
© JLR

Durante o primeiro ano de produção do Defender Octa, estará disponível uma versão Edition One com detalhes específicos. Destaque para o tom Faroe Green mate da carroçaria e para as diversas aplicações em fibra de carbono, que incluem matérias-primas recicladas. A bordo, há novos assentos desportivos com apoios de cabeça integrados e forros em poliuretano, 30% mais leve que o couro tradicional.

Quando chega?

O Defender Octa vai ser apresentado oficialmente na próxima edição do Festival de Velocidade de Goodwood, que vai decorrer entre os dias 11 e 14 de julho. As encomendas abrem a 31 de julho.

Em termos de preços, o mais extremo de todos os Defender apresenta um número a condizer, ao apresentar um valor base de 244 262 euros. Para a versão Edition One, será necessário adicionar quase 20 mil euros.

Sabe esta resposta?
Qual o máximo número de assentos que podemos encontrar a bordo do Defender 130?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Land Rover Defender 130. Todos os preços do maior Defender de sempre