Notícias Denza Z quer ser rival elétrico do Porsche 911 mas tem preço de pocket-rocket

Salão de Xangai 2025

Denza Z quer ser rival elétrico do Porsche 911 mas tem preço de pocket-rocket

O Denza Z pretende fazer frente a modelos como o Porsche 911 ou o AMG GT, mas com uma receita 100% elétrica e (possivelmente) quase 1000 cv de potência.

Denza Z - frente
© Denza

A Denza é a marca premium da BYD, mas no Salão de Xangai, mostra que também tem ambições elevadas nos desportivos de alta performance ao revelar o Denza Zserá que a Nissan vai queixar-se da designação?

Ainda é um concept, mas este coupé aponta a mira a pesos-pesados como o Porsche 911 ou o Mercedes-AMG GT.

Mas este GT não joga pelas regras tradicionais. Em vez de um motor de combustão, recorre a um sistema 100% elétrico e apesar de ainda não sabermos as especificações finais, é de esperar que herde do Z9 GT, a shooting brake revelada recentemente na Europa, a mesma configuração trimotor com 710 kW (965 cv) e 1200 Nm de binário.

Denza Z - traseira
© Denza

A nova e³ Platform da BYD, concebida para veículos de luxo e alta performance, está no centro desta proposta.

Incorpora três elementos-chave: Cell-to-Body (CTB) que integra a bateria na estrutura da carroçaria; steer-by-wire, ou seja, a direção do carro é feita através de impulsos eletrónicos (não há ligação física entre volante e rodas); e recorre a novos amortecedores magnetoreológicos que se adaptam às mudanças na superfície da estrada em menos de 10 milisegundos.

Linhas mais europeias que chinesas

Se as linhas do Denza Z parecem mais europeias que chinesas, há uma boa razão por isso: foram definidas por Wolfgang Egger, o atual diretor de design da BYD. Mas antes disso, esteve na Alfa Romeo, SEAT e Audi. O belíssimo Alfa Romeo 8C Competizione, por exemplo, é de sua autoria.

Na revelação no Salão de Xangai, Egger descreveu as características e traços mais importantes do Denza Z:

Um coupé elétrico para rivalizar com os desportivos europeus

O modelo visto em Xangai tinha apenas dois lugares, equipando um rollbar atrás dos bancos desportivos. Mas para ousar um confronto com os Porsche 911 e Mercedes-AMG GT, a versão de produção irá trazer dois lugares adicionais.

Indústria

“Denza Z9 GT é dez vezes melhor do que a concorrência” diz CEO

Com quase 1000 cv e design arrojado, o Z9 GT é a aposta da Denza para abrir caminho no exigente mercado europeu… Mas 10 vezes melhor que a concorrência?

Mariana Teles

O ambiente a bordo reforça a ambição premium desta proposta. Há revestimentos em fibra de carbono forjada, mas o que chama a atenção é o volante que pode recolher para a parte inferior do tabliê — algo que só é possível por não ter uma coluna de direção.

A Denza diz que esta solução incrementa a segurança em caso de colisão — ainda que gostaríamos de saber como, pois para o volante estar fora do caminho, implica que o condutor não está a conduzir. E onde fica o airbag?

Denza Z - interior
© Denza

Quando chega?

Pode ser um concept, mas o Denza Z está muito próximo da produção. O lançamento na China será no início de 2026 e o preço de entrada previsto é… absurdo.

De acordo com a CarNewsChina, o Denza Z terá preços a começar um pouco acima dos 37 mil euros, menos de metade de um Porsche… 718 Cayman, na China.