Notícias Até 750 km sem carregar. DS aposta tudo no novo Nº8

Vídeos RA

Até 750 km sem carregar. DS aposta tudo no novo Nº8

O DS Nº8 aposta numa das maiores autonomias elétricas do mercado para se fazer notar. Será que isso é suficiente para assustar os alemães?

miguel dias com ds N 8
© Razão Automóvel

O DS Nº8 entra em cena para assumir o cargo do DS 9, que não teve uma carreira comercial propriamente fácil: basta ver que em 2023 a marca francesa vendeu menos de 1500 unidades do seu topo de gama.

Talvez por isso, para este seu novo modelo bandeira a DS apostou numa fórmula completamente distinta, algo que começa logo por manifestar-se no nome: em vez de DS 8, chama-se Nº8, uma decisão inspirada na indústria da moda francesa.

Mas o grande trunfo deste 100% elétrico é a autonomia, que ascende aos 750 km em algumas versões, o que faz do Nº8 um dos modelos com maior autonomia elétrica de toda a indústria.

Será que isso é suficiente para ganhar terreno a outras marcas premium, nomeadamente as alemãs? Fomos a Paris conhecer o DS Nº8 ao vivo e a cores e perceber, em primeira mão, o que este topo de gama elétrico tem para oferecer. Veja o vídeo:

Manifesto de intenções

O Nº8 estreia a nova linguagem de estilo da DS e apresenta-se com vários elementos estéticos que prometem não deixar ninguém indiferente: a grelha dianteira iluminada (é possível optar por uma grelha mais convencional) e o capô negro são bons exemplos disso, mas não são os únicos.

De perfil, destaca-se o cruzamento de elementos de vários tipos de carroçaria: temos uma linha de tejadilho descendente na traseira, similar à de um coupé, mas ao mesmo tempo contamos com guarda-lamas amplos, mais próprios dos crossovers.

E depois temos que falar no pilar traseiro, bastante largo, que culmina numa secção posterior também muito larga, com um spoiler pronunciado e com uma assinatura luminosa vertical, uma estreia dentro dos modelos de produção da marca gaulesa.

DS Nº8
© DS Automobiles

Contas feitas, em termos estéticos o Nº8 rompe com tudo aquilo que conhecíamos da DS e dá-nos muitas pistas acerca daquilo que podemos esperar para o futuro da construtora francesa.

Luxo à francesa

No interior, a palavra de ordem é luxo. O habitáculo é refinado e transmite uma boa sensação de qualidade, com exceção de alguns plásticos mais duros e ásperos que encontramos nas secções inferiores das portas.

Contudo, tudo o resto surge em bom nível, a começar logo nos bancos, que podem contar com aquecimento do pescoço e podem ser forrados a Alcantara ou a pele, passando pela inovadora consola central e terminando no volante irreverente.

Sobre este último, confesso que não fiquei totalmente convencido. Ainda assim, reconheço que pode vir a combinar bem com aquele que é o perfil deste DS Nº8, que apresenta um ecrã multimédia com 16″, uma instrumentação digital com 10,25” e um sistema de som 3D com 14 altifalantes assinado pela FOCAL.

750 km de autonomia

Construído de raíz para ser 100% elétrico (algo que acontece pela primeira vez num modelo da DS), o Nº8 assenta na plataforma STLA Medium, que já conhecemos e testámos no Peugeot e-3008 e que lhe garante uma gama vasta de motorizações, baterias e autonomias.

Dito isto, o Nº8 está disponível em três versões distintas, que vão dos 230 cv até aos 350 cv (ou 375 cv em potência de pico) e dos 575 km até aos 750 km de autonomia.

Isto faz dele um dos modelos com maior autonomia elétrica do mercado, apenas superado pelo Mercedes-Benz EQS 450+ (799 km) e pelo Audi A6 Sportback e-tron performance (753 km).

FWDFWD High RangeAWD High Range
Potência230 cv245 cv350 cv
Binário Máximo345 Nm345 Nm511 Nm
Capacidade Útil da Bateria74 kWh97,2 kWh97,2 kWh
Autonomia ciclo WLTP572 km750 km686 km
(em homologação)
Consumos ciclo WLTP12,9 kWh/100 km12,9 kWh/100 km14,2 kWh/100 km
Aceleração 0/100 km/h7,7s7,8s5,4s
Vel. Máxima190 km/h190 km/h190 km/h

Equipado de série com bomba de calor em todas as versões, o Nº8 — que conta sempre com motores elétricos, montados em França — admite carregamentos em corrente contínua (DC) de até 160 kW, sendo que pode contar com um carregador de bordo com 11 kW ou 22 kW.

E o preço?

Os preços para o mercado português ainda não estão fechados, mas em França, a versão de entrada do Nº8 (230 cv e até 572 km de autonomia) vai arrancar abaixo dos 65 000 euros.

As encomendas vão abrir já no início de 2025, sendo que as primeiras unidades só deverão chegar lá mais para o verão.