Notícias Este é o novo Fiat Grande Panda 2024. Vejam como cresceu

Apresentação

Este é o novo Fiat Grande Panda 2024. Vejam como cresceu

O novo Fiat Grande Panda terá versões elétricas e híbridas a gasolina. A atual geração do Panda continuará à venda até 2027.

Fiat GRande Panda, Frente 3/4
© Fiat

Esqueçam tudo o que sabem sobre automóveis. O Fiat Panda desafia quase todas essas convenções. Veja-se a atual geração que já está no ativo desde 2011 e que vai continuar entre nós até (pelo menos) 2027.

É um caso raro de longevidade e a prova de que ainda há lugar no mercado automóvel para propostas simples, honestas e pouco complexas. Tanto que as vendas do Panda — principalmente em Itália, onde é uma instituição «sobre rodas» —, não mostram sinais de abrandamento.

Talvez por isso a Fiat queira duplicar o fator Panda na sua gama. Acabam de ser reveladas as primeiras imagens do novo Fiat Grande Panda. Tal como o nome indica, é um Panda, mas em ponto maior: terá mais 30 cm de comprimento, atingindo quase quatro metros.

Fiat Grande Panda, traseira 3/4
© Fiat Com este Fiat Grande Panda há uma subida de segmento. O Panda passa de citadino a utilitário.

Para já, só foram divulgadas imagens do exterior, com linhas claramente a apontar ao universo dos SUV. Mas no interior é de esperar espaço para até cinco passageiros e mais de 300 litros de capacidade de bagageira.

O que muda no Fiat Grande Panda

O Fiat Grande Panda não é apenas 30 cm maior que o modelo atual. É tudo novo, apesar de manter a mesma filosofia de simplicidade tão característica deste modelo lançado originalmente em 1982.

A plataforma, os motores e a tecnologia disponível é partilhada com outro modelo que tem tido uma recepção muito calorosa: o novo Citroën e-C3. Os números e as especificações oficiais ainda não foram reveladas, mas é de esperar que sejam exatamente iguais à do seu irmão francês.

Assim sendo, o novo Fiat Grande Panda vai estar disponível em versões 100% elétricas e mild-hybrid a gasolina. No primeiro caso, deveremos encontrar um motor elétrico de 113 cv associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh de capacidade para uma autonomia total que deverá rondar os 300 km.

No campo da motorização mild-hybrid a gasolina, o mais provável é contar com a nova geração do motor 1.2 Puretech, com turbo, idêntico ao do C3. Um motor que deverá desenvolver 100 cv de potência com a ajuda de uma unidade elétrica de 48 V capaz de dar um boost momentâneo de 15 cv em aceleração.

Quando chega e quanto custa?

A apresentação oficial do novo Fiat Grande Panda está marcada para o próximo mês de julho, pelo que ainda não foram divulgados preços.

fiat grande panda lateral
© Fiat Ainda não foram divulgadas imagens do interior do Fiat Grande Panda.

No entanto, tendo em consideração o posicionamento de preços do Citroën ë-C3, é expectável que a versão 100% elétrica tenha preços em torno dos 23 mil euros e as versões com motor de combustão tenham preços a iniciar-se abaixo dos 20 mil euros.

O novo Fiat Grande Panda poderá chegar no final deste ano ou no início do próximo e não se ficará pela Europa. Este é o primeiro modelo da nova linha global da Fiat — antecipada no final de fevereiro — baseado numa plataforma multi-energia, estando previsto chegar também a África e Médio Oriente.

Fiat Grande Panda, lateral
© Fiat