Notícias Fiat Topolino é o «primo» italiano cheio de estilo do Citroën Ami

Apresentação

Fiat Topolino é o «primo» italiano cheio de estilo do Citroën Ami

A Fiat acaba de revelar a primeira imagem do Topolino, um novo quadriciclo elétrico que, apesar de ser visualmente distinto, não consegue esconder as origens.

Fiat Topolino frente 3/4
© Fiat

A Fiat traz para o mundo dos quadriciclos elétricos uma dose de charme italiano com o novo Topolino, afastando-se da racionalidade industrial do seu «primo» francês Citroën Ami.

Por agora a Fiat só revelou apenas e só uma imagem e se há algo que podemos apontar ao Topolino é que «carrega forte» na nostalgia.

A começar no estilo, que se cola sem embaraço ao Nuova 500 de 1955. E não fosse o volume do habitáculo ser idêntico ao do Ami — mais cúbico na forma —, acreditamos que os designers da Fiat iriam mais longe para o aproximar ao Nuova 500.

Um detalhe que se destaca é a ausência de portas no Topolino, a recordar a solução usada para os clássicos 500 Jolly.

A designação também faz o tempo andar para trás… bastante. Topolino (rato pequeno) foi a alcunha dada ao primeiro Fiat 500 de sempre, produzido entre 1936 e 1955. Agora é promovida a designação oficial de um modelo.

Fiat 500 "Topolino" de 1936, frente 3/4
© Fiat Fiat 500 “Topolino”, de 1936.

O 500 “Topolino” de 1936 foi, essencialmente, o primeiro capítulo na orgulhosa linhagem de citadinos da Fiat, que se mantém até aos nossos dias, com a terceira geração do 500 e do Panda.

O novo Fiat Topolino, contudo, é o primeiro quadriciclo elétrico da marca italiana e quer reforçar a aposta da marca na mobilidade urbana sustentável. Junta-se assim, ao 500, como o segundo elétrico na gama de passageiros da Fiat. Isto até à chegada do Fiat 600, o crossover de segmento B e «primo» do Jeep Avenger.

Quando chega?

Não foram avançadas ainda quaisquer especificações (ou mais imagens), mas vamos assumir por agora que deverão ser idênticas às do Citroën Ami.

Ou seja, um pequeno motor elétrico de 6 kW (8,2 cv) que é alimentado por uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante até 75 km de autonomia. E, claro, apenas 45 km/h de velocidade máxima.

De momento, também ainda não foi avançada uma data para o início de comercialização do novo Fiat Topolino.

O outro «Ami»

Com a revelação do Fiat Topolino, já são três os quadriciclos elétricos no grupo Stellantis. O primeiro, claro está, é o original Citroën Ami, que foi seguido pelo Opel Rocks-e.

Citroën AMI_4
© AIFA Jorge Cunha
Opel Rocks-e
© Opel
Fiat Topolino frente 3/4
© Fiat

Ao contrário do Topolino, a Opel não deu ao Rocks-e um visual diferenciador. Aparte os tampões das rodas únicos e pintura exclusiva, só mesmo o símbolo da Opel separa o Rocks-e do Ami da Citroën.

Qual preferem?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Fiat Uno?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fiat Uno. Quarenta anos com milhares de histórias para contar