Notícias Esta é a “Tesla dos comerciais” da Renault e da Volvo

Apresentação

Esta é a “Tesla dos comerciais” da Renault e da Volvo

A Flexis SAS, a joint venture entre a Renault e a Volvo, revelo os primeiros modelos: um trio de furgões elétricos adaptados a diferentes funções.

Flexis SAS furgões
© Flexis SAS

No início de 2024 foi formada a Flexis SAS, uma joint venture entre o Grupo Renault, o Volvo Group e a CMA CGM, com o objetivo de criar uma nova geração de veículos comerciais elétricos para distribuição urbana.

Na altura, Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, disse que “este será um produto revolucionário, nós mudámos tudo: eletrificação, plataforma, arquitetura eletrónica, carroçaria. É como uma Tesla dos veículos comerciais”.

Agora foram finalmente revelados os primeiros produtos da Flexis. São três furgões elétricos cujas designações são uma referência direta à sua tipologia: Step-in Van, Cargo Van e Panel Van.

Comum a todos eles está um novo chassis modular tipo skateboard, que permite que sejam construídos “tipo Lego”, mas é o argumento do software o mais evidenciado pela Flexis.

Já não se trata apenas de vender os veículos em si, mas também oferecer serviços B2B (Business to Business) aos operadores logísticos, que permitem otimizar toda a operação. Entre várias funcionalidades permite “enviar dados em tempo real para os operadores de gestão de frotas (…) tornando-se essencialmente um computador sobre rodas”.

pessoa a trabalhar na plataforma de software da Flexis
Os serviços B2B poderão ser acedidos através de uma plataforma digital central (FlexE Connect), das redes de serviços existentes do Grupo Renault e Volvo Group, ou através de centro de operações para o cliente, com especialistas ao dispor.

Os furgões

Regressando aos furgões elétricos em si, ainda não foram divulgadas as especificações técnicas, mas a Flexis anuncia uma autonomia de até 450 km (ciclo WLTP) e carregamentos ultrarrápidos — até 80% em menos de 20 minutos.

Dos três modelos apresentados é a Step-in que se destaca pela sua silhueta única. Tem portas dianteiras corrediças e permite andar de pé (1,9 m de altura interna) entre o habitáculo e o compartimento de carga. Estreia no mercado uma porta traseira «tipo persiana», de forma a otimizar o carregamento.

Por sua vez, a Cargo Van está adaptada para entregas de last mile (última milha). A caixa traseira é facilmente conversível, podendo ser modificada em largura e altura, de acordo com as necessidade de transporte.

Além disto, oferece soluções modulares que podem incluir diferentes tipos de personalizações, como caixas frigoríficas, entre outras.

Já a Panel Van foi concebida para um uso urbano. A Flexis evidencia a sua manobrabilidade, assim como a sua altura total de 1,9 m, permitindo entrar facilmente em estacionamentos subterrâneos e garagens.

Quando chegam?

Os três furgões elétricos da Flexis vão começar a ser comercializados em 2026. A produção em série deverá começar em meados desse ano, na fábrica do Grupo Renault em Sandouville, França.

Além de serem vendidos diretamente a fornecedores e gestores de frotas, os furgões da Flexis também serão distribuídos pela Renault com a sua própria marca.

Até agora, a empresa já investiu 350 milhões de euros no desenvolvimento da gama. Desde março de 2024, que 20 protótipos de desenvolvimento estão a ser testados, tendo já acumulado mais de 9000 horas de condução.

A Flexis anunciou também um potencial de 15 mil encomendas para os próximos três anos, graças às primeiras 10 declarações de intenção assinadas com operadores logísticos em França, Alemanha e Reino Unido.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Renault 20 Turbo venceu o Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?