Notícias Ford Puma elétrico revelado e já tem preço para Portugal

Apresentação

Ford Puma elétrico revelado e já tem preço para Portugal

O Ford Puma passa a estar disponível também como elétrico. Chama-se Puma Gen-E, anuncia até 374 km de autonomia e já pode ser encomendado.

Ford Puma Gen-E lateral 3/4
© Ford

Com o fim do Fiesta em 2023 e com o Focus a prazo — produção vai terminar em 2025 —, tem caído sobre os ombros do Ford Puma a maior responsabilidade de fazer volume para o construtor.

Apesar de já contar com alguns anos, o pequeno crossover conseguiu manter-se popular, especialmente devido ao seu design agradável e às motorizações EcoBoost. Agora a gama é reforçada com revelação de uma variante elétrica: o Ford Puma Gen-E.

O Puma Gen-E junta-se, assim, a um número crescente de propostas elétricas da marca da oval azul: Mustang Mach-E, Explorer, Capri e também os vários comerciais Transit e respetivas versões de passageiros Tourneo.

Jogo das diferenças

Comparado com o modelo a combustão, o Puma Gen-E 2025 parece estar praticamente inalterado. Com uma frente ligeiramente modificada com faróis LED matriciais, um spoiler traseiro alargado e, dependendo da escolha da cor, letras Puma brancas na traseira. Tudo o resto mantém-se igual.

A grande diferença surge ao abrir o capô. O sítio onde antes se encontrava um motor a combustão, dá agora lugar a uma pequena bagageira dianteira de 43 litros, que tem espaço para pouco mais do que o cabo de carregamento.

A falta de capacidade de carga à frente é compensada pelo espaço de carga traseiro, que mesmo na versão elétrica, ainda brilha, variando entre 574 litros e 1283 litros graças ao seu piso profundo, que pode ser facilmente carregado e descarregado através da porta traseira elétrica.

No interior vemos uma consola central modificada, dois ecrãs de 12″ (infoentretenimento) e 12,8″ (painel de instrumentos), carregamento indutivo e um toque extra de plástico rígido, o que é, pelo menos, bonito de se ver. A versão Premium oferece, entre outras coisas, 10 altifalantes, entrada sem chave, jantes de 19″ e um teto panorâmico.

E o motor elétrico?

O motor em posição dianteira (tração dianteira) produz 124 kW (168 cv) e 290 Nm de binário máximo, sendo que é alimentado por uma bateria com apenas 43 kWh de capacidade. Dos 0 aos 100 km/h, o Ford Puma Gen-E demora 8s e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h e acusa praticamente 1,6 toneladas.

Produzido na fábrica da Ford em Craiova (Roménia) — onde são produzidos os outros Puma —, o primeiro Puma 100% elétrico anuncia consumos baixos, de apenas 13,1 kWh por cada 100 km.

O que se traduz numa autonomia de 376 km (ciclo combinado WLTP) na versão base. Na versão Premium, a autonomia vê-se reduzida para apenas 347 km devido às rodas de maior dimensão (19″ em vez de 17″).

Ford Puma Gen-E traseira 3/4
© Ford A potência máxima de carregamento do Puma Gen-E é de 100 KW (corrente contínua), bastando 23min para o estado de carga da bateria ir dos 10% aos 80%.

A partir de que preço?

As encomendas para o novo Ford Puma Gen-E já abriram, mas as entregas só terão início na primavera de 2025. Os preços arrancam nos 35 843 euros:

  • Puma Gen-E — 35 843 €;
  • Puma Gen-E Premium — 38 180 €.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»