Notícias Ford Ranger PHEV é um monstro de trabalho com mais binário do que a Raptor

Apresentação

Ford Ranger PHEV é um monstro de trabalho com mais binário do que a Raptor

A Ford acaba de apresentar a versão híbrida plug-in da Ranger, que chega a Portugal no próximo ano. Os preços ainda não são conhecidos.

Após o sucesso das versões a combustão da Ford Ranger, a marca norte-americana prepara-se para lançar agora a versão híbrida plug-in, com as primeiras unidades a chegarem aos clientes já no início do próximo ano.

Esta variante está equipada com o motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros, que em conjunto com um motor elétrico de 75 kW (100 cv), promete um binário mais elevado do que as versões atualmente disponíveis.

Contas feitas, este sistema híbrido debita 279 cv (205 kW) de potência e uns expressivos 690 Nm de binário máximo. Quanto à bateria, tem 11,8 kWh de capacidade útil e permite uma autonomia superior a 45 km, em modo 100% elétrico.

Ford Ranger PHEV
© Ford

Com o motor elétrico a estar integrado na transmissão, a Ranger consegue funcionar com tração integral, mesmo com o motor de combustão desligado.

No que aos carregamentos diz respeito, a Ford Ranger PHEV demora quatro horas a carregar, quando utilizado um carregador monofásico de 16 amperes. No modo de condução elétrica, a Ranger oferece quatro modos de gestão de energia: Auto EV, EV Now, EV Later ou EV Charge.

Apesar da nova motorização, mantém a sua capacidade de carga útil até uma tonelada, sendo que consegue rebocar até 3500 kg. Para além disto vem ainda equipada com o mais recente sistema e-4WD, caixa de transferências com relações duplas e bloqueio do diferencial traseiro.

Um gerador elétrico gigante

Outra das particularidades da versão híbrida plug-in da Ford Ranger é a funcionalidade Pro Power Onboard, que torna esta pick-up num gerador elétrico. O motivo? Segundo a Ford, “alimentar ferramentas e equipamento de grande consumo simultaneamente, num local de trabalho ou num parque de campismo, sem necessitar de um gerador”.

Ford Ranger PHEV
© Ford

Assim o sistema oferece 2,3 kW de série, no entanto os clientes podem escolher uma instalação opcional de 6,9 kW com duas tomadas de 15 amperes na caixa de carga (com 3,45 kW cada).

Três versões à escolha

À semelhança das versões a combustão, a Ford Ranger híbrida plug-in vem disponível com os níveis de equipamento Wildtrak e XLT. No entanto, estreia uma versão especial de lançamento, de produção limitada: Stormtrak, exclusivamente híbrida.

Leia também: Euro NCAP testou seis modelos. Marcas europeias surpreendem

Esta vem equipada com elementos de design exclusivos, como jantes de liga leve de 18”, grelha em forma de favo de mel, aberturas no guarda-lamas e kit de autocolantes. Vai ter ainda faróis matrix LED, Sistema Flexível de Barras de Tejadilho, Assistente de Marcha-Atrás com Reboque e uma câmara de 360º de série, entre outras funcionalidades.

Quando chega?

A Ford Pro estreou hoje no IAA Transportation a novíssima Ranger PHEV, cujas primeiras entregas a clientes estão previstas para a primavera de 2025. Ainda não há preços conhecidos para o mercado português.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Bronco?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»