Notícias Esta Raptor é a “arma” da Ford para o próximo Dakar

Dakar 2025

Esta Raptor é a “arma” da Ford para o próximo Dakar

A Ford vai participar na próxima edição do Dakar com uma Raptor que parece ainda ter vestígios das pick-up Raptor que conhecemos. Mas este é «animal» muito diferente.

Ford Raptor T1+ em andamento
© Ford

Dois meses depois de a Ford ter anunciado Carlos Sainz e Nani Roma como os pilotos oficiais da marca para a próxima edição do Dakar, surge agora o momento de apresentar a sua principal «arma» para esta prova.

Visualmente, está longe de parecer uma Ford Ranger Raptor — ou mesmo um Bronco. Mas Raptor é de certeza —, no entanto, as primeiras impressões sobre este «monstro» dão-nos a entender que parece estar preparado para todo e qualquer tipo de cenário.

O esqueleto da Ford Raptor T1+ é uma estrutura em aço, decorada com painéis em fibra de carbono para fazer de conta que se trata de uma carroçaria. Entre os números disponíveis, destaque para os 2,3 m de largura, suficientes para conseguir alojar dois pneus de reserva na lateral.

Na secção dianteira, o nome Ford está em grande destaque na grelha frontal e as luzes de condução diurna quase que lembram as do modelo de produção. Já as jantes têm «apenas» 17” de diâmetro, mas 8,5” de largura e incluem pneus com 37”. Atrás destas está um sistema de travagem da Alcon com discos de 355 mm e pinças monobloco de seis pistões.

Por baixo de tudo isto, no entanto, é onde encontramos toda a «magia» mecânica desta Raptor mais especial. A suspensão encarregue de deixar a distância ao solo acima dos 400 mm, por exemplo, foi desenvolvida em parceria com a Fox e tem uma configuração de triângulos sobrepostos à frente e atrás.

Os amortecedores são totalmente reguláveis e há reservatórios independentes para cada roda. O curso máximo da suspensão chega aos 350 mm, deixando as rodas mover-se de acordo com as irregularidades do piso. Segundo a Ford, o peso mínimo de todo o conjunto é de 2010 kg e o ângulo de ataque é superior a 70º.

Motor V8 do Ford Mustang

A servir de base para o motor da Ford Raptor T1+ está o Coyote V8 de 5,0 l, o mesmo bloco que encontramos no Ford Mustang. No entanto, como esperado, a marca não revela os valores de potência e binário para esta Raptor, uma vez que estes podem ser ajustados consoante as necessidades de cada prova.

As diferenças mais visíveis estão na escolha de um sistema de cárter seco para o motor e no sistema de escape específico para enfrentar os rigores do deserto.

Agenda da Ford Raptor T1+

Depois de ter sido apresentada oficialmente no Goodwood Festival of Speed, a Ford Ranger T1+ vai ter a sua estreia dinâmica na edição deste ano da Baja Hungary, no segundo fim de semana de agosto.

Da Hungria, a Raptor segue para Marrocos, já na companhia da sua «irmã gémea», uma vez que a Ford Performance vai participar com duas equipas no Rallye du Maroc deste ano.

Esta prova, que se realiza entre os dias 4 e 11 de outubro, é apontada como o derradeiro teste, antes da viagem até à Arábia Saudita para a participação no Dakar Rally de 2025, agendado de 4 a 17 de janeiro. Segundo a Ford, a sua participação será feita com quatro equipas.