Notícias Novo Inster será o carro elétrico mais barato da Hyundai

Apresentação

Novo Inster será o carro elétrico mais barato da Hyundai

A Hyundai acabou de apresentar aquele que promete ser o elétrico mais barato da marca: o Inster. À primeira vista o resultado não desilude.

Hyundai Inster dianteira 3/4
© Hyundai

Apresentado no Salão Internacional da Mobilidade de Busan, na Coreia do Sul, o novo Hyundai Inster é uma versão 100% elétrica do Hyundai Casper, um «mini-suv» com motor de combustão apresentado em 2021, mas que não é comercializado na Europa.

Visto por fora, as semelhanças com um dos SUV mais pequenos do mundo são evidentes, com as mesmas linhas robustas e luzes de condução diurna circulares em LED. E no que diz respeito às medidas, também não há grandes diferenças.

No entanto, o novo Inster promete ser um caso sério em ambientes urbanos, sendo 23,5 cm mais comprido (3,825 m) e apenas dois centímetros mais largo, com 1,61 m. A altura fica praticamente inalterada face ao Casper, com apenas 1,575 m, e a distância entre eixos é de 2,58 m.

Até agora, pouco sabíamos sobre a motorização escolhida para o pequeno Inster, mas durante o evento de Busan já foram revelados «quase» todos os segredos.

Assim, na versão de acesso à gama, o Hyundai Inster estará equipado com um motor elétrico de 71,1 kW (97 cv) e uma bateria com uma capacidade de 42 kWh.

Como alternativa, estará disponível uma versão Long Range, equipada com uma bateria de 49 kWh. Neste caso, a potência do motor também aumenta para os 84,5 kW (115 cv), suficientes para levar o Inster até aos 150 km/h.

Em ambos os casos, no entanto, o novo elétrico da Hyundai apresenta um binário de 147 Nm. No entanto, enquanto a primeira versão percorre o sprint dos 0 aos 100 km/h em 11,7s, a segunda já só precisa de 10,6s.

Autonomia e carregamento

A autonomia do Inster na versão Long Range ronda os 355 km (ciclo WLTP) e o consumo anunciado é de 15,3 kWh/100 km (ciclo WLTP). Na versão base, no entanto, autonomia máxima não ficará abaixo dos 300 km.

Para carregar a bateria, em ambos as versões, está presente um carregador de 11 kW em AC (corrente alternada) ou um DC (corrente contínua), que pode ser usado até um máximo de 120 kW. Em AC, o tempo de uma carga completa é de 4h35m. Já num carregador rápido (DC), são apenas necessários 30m para passar a carga da bateria dos 10% aos 80%.

Muito pequeno, mas muito completo

Ainda que as dimensões da carroçaria sejam bastante compactas, o habitáculo do Hyundai Inster será uma verdadeira surpresa, tanto em termos tecnológicos como na sua versatilidade.

Para começar, estão presentes dois ecrãs de 10,25″ — para o painel de instrumentos e para o sistema de infoentretenimento. Está presente o sistema de navegação, o carregamento do smartphone por indução e a possibilidade de o utilizar como «chave» do carro.

Além disso, o Hyundai Inster está equipado com diversas funcionalidades integradas com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), tais como a câmara de 360º, a assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento, a câmara de deteção de ângulo morto e diversos outros.

Ainda que a lotação máxima seja de apenas quatro pessoas, os quatro assentos podem ser rebatidos, deixando quase todo o habitáculo com um piso plano. E os assentos traseiros, individuais, incluem uma regulação longitudinal, que permite ajustar a volumetria da bagageira entre os 280 e os 351 litros.

Quando chega o Inster?

O Hyundai Inster será lançado na Coreia do Sul já neste verão, ficando a promessa de que, mais tarde, também chegará à Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífica. Por esse motivo, ainda é muito cedo para saber preços.

O que já se sabe, no entanto, é que a Hyundai vai lançar uma segunda versão do Inster, designada por Cross e que vai incluir visual ainda mais robusto aventureiro.