Notícias Hyundai perde a cabeça e fez isto ao Inster

Apresentação

Hyundai perde a cabeça e fez isto ao Inster

O Hyundai Insteroid faz jus ao nome: é um Inster que abusou dos esteróides, parecendo mais um Grupo B reincarnado. Tem números para o corpo que tem?

Hyundai Insteroid, traseira
© Hyundai

Os teasers deixavam adivinhar que o Hyundai Insteroid fosse um concentrado de loucura e agora as primeiras imagens confirmam-no.

A Hyundai diz que a sua equipa de design europeia inspirou-se no mundo dos videojogos, mas o Insteroid transporta-nos mais depressa para a era dos «monstros» de Grupo B.

Hyundai Insteroid, frente 3/4
© Hyundai Exagero é o novo normal.

As dimensões compactas e o exagero dos apêndices remeteu-nos de imediato para o Renault 5 Turbo 3E e, tal como este, o Insteroid é 100% elétrico… E é tudo o que sabemos.

Infelizmente, a Hyundai não revelou qualquer especificação (será um protótipo funcional?), mas não nos surpreenderia que este Insteroid fosse, na realidade, uma versão do protótipo RN24 devidamente «vestido».

Recordamos que o RN24 não parecia ser mais que uma gaiola onde encaixaram a cadeia cinemática do IONIQ 5 N: dois motores, 650 cv e 84 kWh de bateria. É muito mais que isso — óbvio… Fique a conhecê-lo em detalhe:

A marca diz que o Insteroid até tem um Drift Mode e, por isso, duvidamos que os 115 cv do Inster de série sejam suficientes para justificar todo o aparato e as rodas gigantes.

Não sabemos quanto dá, mas tem um sistema de som

Não foram divulgadas especificações técnicas, mas a Hyundai dá destaque não só à aparência super-musculada — um Inster que abusou dos esteróides, logo, Insteroid —, como à já mencionada inspiração e influência nos videojogos.

Algo que se faz sentir, sobretudo, no interior, se ignorarmos a roll cage, as baquets e a enorme manete do travão de mão.

O interior foi concebido para cativar os utilizadores e criar experiências mais imersivas e interativas: os instrumentos são totalmente ajustáveis e nem sequer falta um sistema de som que ocupa grande parte da traseira. Além disso, há um pequeno alienígena que surge um pouco por todo o interior, inspirado no jogo Space Invaders.

Vai ser mais do que um protótipo?

A Renault não se ficou pelas intenções e vai produzir o 5 Turbo 3E. A Hyundai tem-nos tentado também, ao longo dos anos, com protótipos que mostram o lado menos razoável e mais emocional do construtor. Infelizmente, nunca deram em nada — o último foi o N Vision 74 (persiste o rumor de que chegará à linha de produção).

Hyundai Insteroid frente
© Hyundai

Não sabemos se o Hyundai Insteroid é apenas uma forma de promover o pequeno Inster ou se nos está a dar um primeiro vislumbre de um Inster N.

Os pocket rockets e pequenos crossovers elétricos de alta performance estão a surgir que nem cogumelos: Alpine A290, Abarth 500e e 600e, Mini JCW Electric são apenas alguns exemplos. Porque não um Hyundai Inster N?