Notícias IONIQ 9. Hyundai revela o seu maior SUV elétrico até agora

Apresentação

IONIQ 9. Hyundai revela o seu maior SUV elétrico até agora

O maior de todos os SUV da Hyundai é o IONIQ 9 que acaba de ser revelado com um desenho sofisticado e um amplo habitáculo de sete lugares.

Hyundai IONIQ 9 - 3/4 de frente
© Hyundai

A Hyundai acaba de revelar o IONIQ 9, a mais recente e, de longe, a maior adição à sua família de modelos 100% elétricos.

O SUV elétrico com três filas de bancos, é tecnicamente muito próximo do «primo» Kia EV9, tem também dimensões vastas e aponta a propostas como o novo Volvo EX90.

O visual é arrojado — as linhas foram antecipadas pelo SEVEN —, mas distingue-se perfeitamente do EV9, que também aposta num visual mais sofisticado.

Para comprovar este ponto, a revelação do Hyundai IONIQ 9 decorreu na Goldstein House, em Los Angeles, um dos ícones da arquitetura moderna de meados do século passado.

Neste ambiente, o conceito “aeroestético”, como a marca o define, ganha ainda mais expressão ao misturar elementos sofisticados com uma aerodinâmica eficaz.

Hyundai IONIQ 9 - vista lateral
© Hyundai

Elementos como os puxadores das portas embutidos, os flaps aerodinâmicos ativos, as jantes de desenho aerodinâmico e a ausência de antenas contribuem para esta eficácia e para um coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,259… quando equipado com retrovisores digitais.

Em termos de estilo, tanto a secção dianteira como a traseira já incluem os faróis Parametric Pixels que conhecemos desde a apresentação do Hyundai IONIQ 5. Mas para este novo SUV de grandes dimensões, a marca sul coreana também desenvolveu uma nova palete de cores para a carroçaria com um total de 16 opções.

Com mais de cinco metros de comprimento (5,06 m) e quase dois de largura (1,98 m), o Hyundai IONIQ 9 tem ainda 3,13 m de distância entre eixos, o que deixa antever um amplo espaço no habitáculo.

Conforto e versatilidade

De facto, o interior deste novo SUV parece ter sido desenvolvido para oferecer o máximo de conforto e versatilidade. Por se tratar de um modelo 100% elétrico, foi possível deixar todo o habitáculo com um piso plano, o que permite novas oportunidades de tirar partido de todo este espaço.

Além das três filas de assentos, que deixam a lotação máxima em sete lugares, as duas primeiras incluem assentos de relaxamento. Estes podem ser reclinados por completo e incluem apoio para as pernas, perfeito para os momentos em que estamos a carregar a bateria.

Os assentos da fila central podem rodar 180º, criando uma espécie de sala. Nem sequer falta uma consola central deslizante, designada por Universal Island 2.0, que inclui mais armazenamento e a possibilidade de ser colocada em diversas posições.

Mesmo com as três de filas de assentos em utilização, a Hyundai afirma que a bagageira ainda conta com uma volumetria de 620 litros (norma SAE). Mas se esta fila for rebatida, o espaço disponível passa para os 1323 litros.

Além deste espaço, há ainda um adicional sob o capô, com 88 litros — 52 l nas versões AWD —, que pode servir para arrumar os cabos de carregamento.

Autonomia 100% elétrica

Construído com base na plataforma E-GMP, o Hyundai IONIQ 9 inclui uma bateria com 110,3 kWh de capacidade, anunciando uma autonomia máxima de 620 km. Isto na versão Long Range, com tração traseira e jantes de 19”. Além disso, o sistema elétrico de 800 V também está pronto para carregamentos rápidos, com uma potência máxima de 350 kW.

Para o capítulo dos motores também vão estar disponíveis diversas configurações. A versão base inclui um único motor no eixo traseiro com 160 kW (218 cv) de potência. Mas se preferir um sistema de quatro rodas motrizes, a opção Long Range AWD, adiciona um segundo motor no eixo dianteiro com uma potência de 70 kW (95 cv) — 230 kW (313 cv) no total.

Hyundai IONIQ 9 - 3/4 de traseira
© Hyundai

Caso prefira um nível de desempenho mais elevado, a Hyundai propõe a versão Performance, com dois motores de 160 kW (218 cv), um em cada eixo — 320 kW (435 cv) no total. Neste caso, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 5,2s. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.

Quando chega?

O novo Hyundai IONIQ 9 vai ser oficialmente apresentado no próximo LA Auto Show, no final deste mês, mas a sua chegada ao mercado sul-coreano e norte-americano só está prevista para a primeira metade do próximo ano.

A comercialização na Europa só vai acontecer depois disso, ainda sem qualquer data confirmada, muito menos preços.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Hyundai IONIQ 5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

IONIQ 5. Até 500 km de autonomia para o primeiro da nova submarca da Hyundai