Notícias Hyundai IONIQ 9. Este SUV elétrico gigante tem espaço para tudo

Salão de Bruxelas 2025

Hyundai IONIQ 9. Este SUV elétrico gigante tem espaço para tudo

O IONIQ 9 estreou-se na Europa e o novo SUV elétrico da Hyundai está a virar muitas cabeças. Fiquem a conhecer os primeiros detalhes.

Hyundai IONIQ 9 frente 3/4
© Hyundai

O Hyundai IONIQ 9 estreou-se na Europa, tendo sido mostrado pela primeira vez ao público no Salão de Bruxelas.

Passa a ser o maior SUV elétrico da marca, tendo mais de cinco metros de comprimento (5,06 m) por quase dois de largura (1,98 m), e os 3,13 m de distância entre eixos deixam antever um amplo espaço no habitáculo.

Dependendo da região onde é vendido, pode ter quatro, cinco, seis ou sete lugares, distribuídos por duas ou três filas de bancos. Mesmo com as três filas de bancos ocupadas, a Hyundai declara 620 l (SAE) para a bagageira, que sobem aos 1332 l com a terceira fila rebatida.

Até 620 km de autonomia

As dimensões vastas deste SUV encontram eco na capacidade da bateria, que ascende aos 110,3 kWh. Só assim é possível declarar até 620 km (versão Long Range). O «primo» Kia EV9, por exemplo, não vai além dos 99,8 kWh e dos 510 km.

Para o capítulo dos motores vão estar disponíveis diversas configurações. A versão base inclui um único motor no eixo traseiro com 160 kW (218 cv) de potência.

Se prefere quatro rodas motrizes, a opção Long Range AWD adiciona um segundo motor no eixo dianteiro com uma potência de 70 kW (95 cv) — 230 kW (313 cv) no total.

Caso prefira um nível de desempenho mais elevado, a Hyundai propõe a versão Performance, com dois motores de 160 kW (218 cv), um em cada eixo — 320 kW (435 cv) no total. Neste caso, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é de apenas 5,2s. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.

Foi precisamente o IONIQ 9 Performance que conduzimos, ainda que brevemente, na Califórnia, uma pequena localidade no estado da… Califórnia (EUA). Fique com as nossas primeiras impressões ao volante:

Quando chega?

O Hyundai IONIQ 9 chegará à Europa no início do próximo verão, após o lançamento na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. O SUV elétrico XL estará disponível com preços a começar nos 65 000 euros.

Promete dar luta ao Volvo EX90, o outro SUV elétrico XL com até sete lugares, que já pudemos testar: