Notícias Se a Hyundai arrancasse quase tudo ao IONIQ 5 N este seria o resultado

Apresentação

Se a Hyundai arrancasse quase tudo ao IONIQ 5 N este seria o resultado

Se o peso é o maior inimigo dos elétricos, então tira-se tudo o que não faz falta. Foi sob esta premissa que nasceu o Hyundai RN24.

Hyundai RN24 capa
© Hyundai

O peso é o principal inimigo de qualquer desportivo e no caso dos 100% elétricos, devido às baterias, este fator é ainda mais penalizador. Basta lembrar os 2275 kg do IONIQ 5 N, o elétrico mais potente e desportivo da Hyundai.

Assim, a divisão desportiva da Hyundai decidiu «dar um pontapé» em tudo o que era acessório e colocou os dois motores e bateria do IONIQ 5 N na «embalagem» mais pequena e leve que conseguiu. E assim nasceu o RN24, que foi revelado durante o evento anual N Day.

Mais parece uma gaiola sobre rodas, mas é muito mais que isso. Este projeto é, na verdade, bastante complexo. Este monstro de Frankenstein, que sucede a protótipos como o RN22e ou o N Vision 74, é um laboratório móvel que vai permitir à Hyundai testar soluções que poderemos ver nos futuros modelos de produção da divisão N.

Hyundai RN24 perfil
© Hyundai Graças ao chassis específico, ao exoesqueleto exterior e ao facto de se ter livrado de tudo o que não é essencial, a Hyundai N conseguiu uma dieta de 395 kg face ao IONIQ 5 N.

A execução deste projeto foi tudo menos fácil e obrigou a equipa de engenheiros da Hyundai a desenvolver um chassis específico, inspirado no do i20 N que corre no Campeonato Mundial de Ralis (WRC).

Graças a isso, a distância entre-eixos deste protótipo foi reduzida em 34 cm face ao IONIQ 5 N, e este chassis é mais que capaz de suportar a potência e binários combinados dos dois motores elétricos: 478 kW (650 cv) e 770 Nm.

Porém, por usar a mesma bateria com 84 kWh do IONIQ 5 N, o melhor que a equipa de engenharia conseguiu foi deixar este RN24 com 1880 kg. Continua a ser um número gordo, é certo, mas representa uma dieta de 395 kg face a este.

Ligação à competição

A ligação deste RN24 à competição também se faz notar noutros capítulos, nomeadamente na gestão de todo o sistema motriz: tal como no WRC, este protótipo conta com vários botões no volante que permitem ao condutor ajustar, numa questão de segundos, elementos como a distribuição de binário entre os eixos, a sensibilidade do acelerador e a força de travagem.

Aliás, o RN24 tem mesmo um Modo Rali que garante uma distribuição de binário semelhante à que encontramos no i20 N Rally 1 WRC, além de contar com um novo travão de mão elétrico que permite queimar borracha de forma épica, como a Hyundai fez questão de mostrar neste vídeo:

Mas há mais: a enorme asa traseira é a mesma dos carros da Hyundai que competem no TCR (Campeonato Internacional de Carros de Turismo), as jantes forjadas de 19” são do Elantra N e os amortecedores são específicos para rali.

Não faltam, por isso, motivos de interesse a este RN24, que graças ao seu exoesqueleto não passa despercebido. A avaliar por tudo o que este protótipo antecipa, só podemos assumir que os próximos anos vão ser divertidos para a divisão N da Hyundai.