Notícias Está irreconhecível. Novo Hyundai Santa Fe chega em agosto

Apresentação

Está irreconhecível. Novo Hyundai Santa Fe chega em agosto

Já tínhamos visto o novo Hyundai Santa Fe e até já o conduzimos, mas agora ficamos a saber que gama vamos ter em Portugal.

O novo Hyundai Santa Fe 2024 já não nos é estranho. Mesmo antes de chegar a Portugal, tivemos oportunidade de conhecer o seu design disruptivo, o interior e até de o conduzir. No entanto, ainda havia dúvidas: que gama e motorizações para o nosso mercado?

Bem, não tem de esperar mais. Tal como já suspeitávamos o Santa Fe 2024 vem equipado apenas com motorizações híbridas, uma que não precisa de ligar à tomada (HEV) e outra plug-in (PHEV), capaz de oferecer algumas dezenas de quilómetros em modo 100% elétrico.

A primeira inclui um motor turbo 1.6 TGDi a gasolina (160 cv) e um motor elétrico (44 kW, o mesmo que 60 cv), com uma potência máxima combinada de 215 cv (158 kW) e um binário máximo combinado de 367 Nm.

A motorização híbrida plug-in mantém o mesmo esquema, mas a potência máxima combinada sobe para 253 cv (186 kW), graças à maior potência do motor elétrico (66,9 kW ou 91 cv). O binário máximo combinado não sofre alterações.

Neste caso, com a ajuda de uma bateria com 13,8 kWh de capacidade, o novo Hyundai Santa Fe declara uma autonomia de até 65 km (ciclo combinado WLTP). Com um carregador de 3,6 kW este modelo carrega dos 0% aos 100% em 3h50min. Em ambas as motorizações está presente uma caixa de velocidades automática de seis velocidades.

Visual disruptivo

Voltando ao que já sabíamos, o novo SUV de maiores dimensões da Hyundai vai dividir opiniões com a sua estética «diferente». Já no interior essas mesmas opiniões deverão ser mais consensuais.

Por fora, o SUV de sete lugares corta completamente com o antecessor, parecendo ter sido desenhado apenas com régua e esquadro.

A secção traseira é a que menos consenso reúne, em parte, devido ao posicionamento muito baixo dos grupos óticos. De acordo com a marca, uma opção que se justifica para garantir o acesso mais amplo possível à bagageira.

Hyundai Santa Fe traseira
© Hyundai

Na frente do novo Santa Fe, destaque para o capô mais elevado, pelas óticas com luzes de condução diurna em forma de “H” (tal como as luzes traseiras). A vista lateral é caracterizada pelos guarda-lamas bem definidos, que acolhem as rodas com jantes de 20″, também elas, segundo a marca, com um desenho mais arrojado.

No âmbito dos World Car Awards, o Guilherme Costa (único jurado nacional) já o pôde conduzir e as primeiras impressões foram bastante positivas:

Se o exterior tem um desenho polémico, já o interior, nem tanto, ao oferecer um ambiente requintado e sofisticado. O painel de instrumentos e as saídas de ar com formato em “H” oferecem o único elo de ligação com o design exterior.

A configuração do tabliê já começa a ser familiar na Hyundai, com a presença do painel frontal curvo, que engloba o ecrã do painel de instrumentos e o do sistema de infoentretenimento, colocados lado a lado e ambos com 12,3″.

O trunfo dos sete lugares

Com uma lotação máxima de sete lugares de série, a distância entre eixos 50 mm mais longa que a do antecessor (2815 mm) é muito bem-vinda, uma que vez que permite cotas de habitáculo mais generosas.

Hyundai Santa Fe interior
© Hyundai Neste espaço, a nova geração do Santa Fe conta ainda com um tabuleiro de esterilização UV-C, que permite a limpeza de objetos frequentemente utilizados e um sistema duplo de carregamento sem fios para  smartphones.

O Santa Fe oferece agora mais espaço para as pernas, nomeadamente na segunda fila de assentos (mais 15 mm, para 761 mm) e na terceira fila (mais 20 mm, para 1055 mm).

A altura do habitáculo na terceira fila aumentou 69 mm, para 958 mm, sendo que a altura da base dos assentos também aumentou 30 mm, para 282 mm.

Os bancos da segunda e da terceira fila são totalmente rebatíveis, o que permite aumentar consideravelmente a capacidade da bagageira. Os 628 l da configuração normal, podem assim passar para uns muito amplos 1949 l, sendo que na versão híbrida plug-in, estes valores são ligeiramente inferiores: 621 l e 1942 l, respetivamente.

Para além de todas estas características, o Santa Fe 2024 apresenta ainda assentos dianteiros com sistema de ventilação e aquecimento, e um ecrã tátil de 6,6″, especifico para os comandos da climatização.

Como não poderia deixar de ser, o capítulo da segurança inclui todos os novos sistemas de assistência à condução, tais como a travagem autónoma de emergência, o assistente de acompanhamento da via de rodagem, o aviso de atenção ao condutor, cruise control adaptativo e diversos outros.

A partir de quando?

Só falta mesmo saber os preços do novo Hyundai Santa Fe. Estes só revelados no próximo mês de agosto, altura em que as versões híbridas (não plug-in) Vanguard e Calligraphy Pack chegarão aos concessionários portugueses.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?