Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Renault Twingo 2026 dá pontapé na simplicidade e mostra novo interior

Apresentação

Renault Twingo 2026 dá pontapé na simplicidade e mostra novo interior

O novo Twingo só chega em 2026, mas a Renault não quis esperar e já mostrou o interior do seu futuro citadino exclusivamente elétrico.

O exterior do novo Renault Twingo é uma homenagem ao modelo original, lançado em 1992, mas o seu interior nem por isso. Foi revelado hoje no Salão de Bruxelas.

O primeiro Twingo era sinónimo de simplicidade, por dentro e por fora. No interior demarcava-se pelo painel de instrumentos digital ao centro do tabliê e pelas duas saídas de ventilação circulares mais abaixo. Era isto e pouco mais.

Por fora são muito iguais, mas por dentro não podiam ser mais diferentes. É aqui que se notam os mais de 30 anos de diferença entre um e outro:

Interior Renault Twingo 2026
© Renault Ao contrário do exterior, o interior não se «colou» ao do Twingo original.

A Renault deu um pontapé na simplicidade e abraçou totalmente as tendências da atualidade: conectividade, tecnologia e muitos ecrãs. Nomeadamente dois, que parecem ter vindo diretamente do Renault 5 — com 7″ e 10″, respectivamente.

Por fora, como podem ver neste vídeo, o respeito pelo conceito criado por Patrick Le Quément é quase total:

Ainda assim o Renault Twingo original não foi totalmente esquecido no interior, e isso é uma boa notícia. Nomeadamente nos revestimentos escolhidos para os bancos. São alegres e coloridos, como aqueles que encontrávamos na primeira geração do Twingo.

Interior Renault Twingo 2026
© Renault Sendo um show car, é de esperar que alguns dos detalhes fiquem pelo caminho e o candidato mais óbvio é o chão em cortiça tingida.

Espaço para tudo?

O Twingo original foi um paradigma de aproveitamento de espaço e versatilidade, à imagem dos outros MPV da Renault, a rainha indiscutível desta tipologia nos anos 90.

Ainda é cedo para saber se a nova geração estará à altura desse legado, mas a Renault esforçou-se por evidenciar os aspetos mais funcionais e versáteis no interior deste novo Twingo.

Desde os espaços de arrumação no tabliê aos bancos traseiros deslizáveis e rebatíveis em duas secções idênticas (50/50), passando por vários detalhes funcionais.

Entre eles os apoios de cabeça dos bancos dianteiros, que na secção traseira têm uma área magnética que permite aos passageiros traseiros fixar os seus telemóveis ou uma tira elástica para segurar garrafas ou outros objetos.

Infelizmente parece que os bancos totalmente rebatíveis, tanto à frente como atrás — que valeram ao Twingo a alcunha de “carro do amor” — ficaram pelo caminho. Aparentemente não vai dar para dormir no Twingo. Pelo menos de forma tão confortável como na primeira geração…

Quando chega?

O novo Renault Twingo só chega em 2026 e do protótipo revelado hoje, 90% do que vemos deve chegar à linha de produção.

Além de ter revelado o interior, o exterior do Renault Twingo também recebeu algumas alterações, aproximando-o um pouco mais do modelo de produção. Quanto a preços, é esperado que a versão mais barata custe cerca de 20 mil euros.