Notícias É o tudo ou nada na Jaguar. Os primeiros detalhes do Type 00

Apresentação

É o tudo ou nada na Jaguar. Os primeiros detalhes do Type 00

A revolução na Jaguar continua, agora com a revelação oficial do Type 00, o concept que antecipa o que esperar do design dos futuros modelos.

Jaguar Type 00 perfil
© Jaguar

A Jaguar decidiu reinventar-se e gerou um caos mediático. Começou com o novo logótipo, explodiu com a campanha em vídeo, mas aquilo que mais interessava ver, um novo modelo, foi a última coisa a ser revelada.

Após a fuga de imagens de ontem, aconteceu ontem a revelação oficial do Type 00, em Miami (EUA), que antecipa o que esperar da próxima geração de modelos da marca.

Como tudo o resto que aconteceu com a Jaguar nas últimas semanas, o Type 00 divide opiniões como poucos. Uns gostam, outros odeiam… E não parece haver meio termo. A Jaguar prometeu a “cópia de nada” e cumpriu.

O protótipo apresenta-se como um coupé com uma linha de tejadilho longa, ao estilo de um fastback, com superfícies angulares e incorpora os novos símbolos que marcam a identidade da Jaguar. Cores incluídas: foram revelados dois protótipos, um com o controverso Miami Pink e outro com o mais evocativo London Blue.

Nem todo o passado foi esquecido. O emblema “leaping cat” (jaguar a saltar) surge na lateral, gravado a laser num lingote em latão com acabamento manual. Este pode abrir, revelando as câmaras de auxílio à condução, que permanecem ocultas até serem necessárias.

As duas portas de grandes dimensões são do tipo “asas de gaivota” e a tampa da bagageira com abertura em “pantógrafo” revelam um interior modernista.

O ambiente caracteriza-se por tons claros, contrastando com os elementos em latão que percorrem todo o interior e uma coluna de 3,2 m de comprimento, que separa o habitáculo ao meio e os dois ecrãs.

Mais de 700 km de autonomia

Relativamente a especificações, a Jaguar pouco revelou. No entanto, o que sabemos é que o futuro modelo de produção, um GT elétrico de quatro portas, vai assentar sobre uma nova plataforma, a JEA — Jaguar Electric Architecture.

Esta será única à Jaguar — não será partilhada com a Range Rover ou Defender — e o objetivo é de atingir uma autonomia de até 770 km (ciclo WLTP), bem como um carregamento equivalente a 321 km (200 milhas) em apenas 15 minutos.

Durante a apresentação do Jaguar Type 00, Gerry McGovern, diretor criativo da JLR, reafirmou que o futuro modelo de produção será o Jaguar mais potente de sempre, associando, pela primeira vez, um valor a essa promessa: mais de 1000 cv.

Jaguar Type 00 London Blue perfil
© Jaguar

Quando chega?

O controverso coupé Type 00 antecipa o design dos futuros Jaguar, mas até agora não foi confirmado se passará ou não à produção.

Como já mencionámos antes, o primeiro modelo desta nova Jaguar será um GT de quatro portas, que será revelado daqui a mais ou menos um ano, no final de 2025. A produção será no Reino Unido.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Jaguar XJ220?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As máquinas de sonho dos anos 90
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

As máquinas de sonho dos anos 90