Notícias Avenger ficou mais Jeep com adição da tração às quatro rodas

Apresentação

Avenger ficou mais Jeep com adição da tração às quatro rodas

O Jeep Avenger acaba de ganhar mais atributos para condução fora de estrada com a nova variante 4xe, que dá ao pequeno SUV tração integral.

Jeep Avenger 4xe fora de estrada, frente
© Jeep

A Jeep acabou de apresentar o Avenger 4xe, a versão mais radical do B-SUV, com tração às quatro rodas, reforçando o seu estatuto como o B-SUV com mais capacidades fora de estrada.

Relembramos que no início do ano o Jeep Avenger já tinha recebido a versão e-Hybrid (mild-hybrid 48 V), que complementou a oferta 100% elétrica e só a combustão na gama.

Mais potente

O novo Avenger 4xe mantém a mesma motorização do e-Hybrid (três cilindros com 1,2 l e turbocompressor), mas é mais potente e tem mais binário — 136 cv e 230 Nm contra 100 cv e 205 Nm —, e a caixa de velocidades automática e-DCS6 de dupla embraiagem e seis relações.

A novidade maior é que passou a ter dois motores elétricos de 21 kW (28,5 cv) cada. O primeiro continua a estar integrado na caixa de dupla embraiagem, enquanto o segundo surge montado no eixo traseiro para garantir tração às quatro rodas.

O ganho de potência reflete-se nas performances, com o Avenger 4xe a completar o sprint dos 0 aos 100 km/h em 9,5s (10,9s no e-Hybrid), e a atingir uma velocidade máxima de até 194 km/h (mais 10 km/h).

Como funciona o sistema 4xe

Ao motor elétrico traseiro está associado uma relação redutora de 22,7:1, tendo um efeito multiplicador no binário que ascende a 1900 Nm nas rodas traseiras.

A Jeep garante que o sistema de tração às quatro rodas estará sempre disponível, independentemente da carga da bateria. Até aos 30 km/h, está sempre ativa, com uma repartição 50:50. A velocidades médias (entre os 30 km/h e os 90 km/h) a tração atrás é ativada apenas quando solicitada.

Jeep Avenger 4xe dianteira 3/4
© Jeep

A velocidades elevadas (a partir dos 90 km/h) a tração dianteira torna-se permanente e o motor elétrico traseiro desengata-se do eixo para minimizar o consumo de combustível.

O sistema Selec-Terrain permite ao condutor escolher o modo de condução que mais se adequa a cada situação: Auto, Snow (neve), Sand&Mud (areia e lama) e Sport. As diferenças entre estes variam em funcionalidades como o controlo de estabilidade e distribuição de binário.

Aptidões fora de estrada

O Avenger 4xe ganhou mais 10 mm de distância ao solo (agora 210 mm), passando a ser capaz de atravessar cursos de água até 400 mm de profundidade. Para além disto, teve as suas cotas todo o terreno melhoradas: ângulos de ataque de 22°, ventral de 21° e de saída de 35°.

Graças à tração acrescida, o novo Jeep Avenger 4xe consegue enfrentar inclinações até 40% nos terrenos mais difíceis, como cascalho, e até 20% quando o eixo dianteiro perde aderência. Devido à adição do motor traseiro, a suspensão traseira passou a ser independente (multilink).

Para além disto, o 4xe vem de série com o gancho de reboque traseiro, barras de tejadilho e pneus mistos (S+M), entre outras funcionalidades. O revestimento dos bancos conta agora com um material duas vezes mais durável e totalmente à prova de água.

Quando chega?

Ainda não existem preços anunciados para o novo Jeep Avenger 4xe, no entanto vai ser possível encomendar este modelo, ainda este ano, a partir do quarto trimestre.

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler