Notícias Ninguém se lembra do nome deste carro mas está de regresso

Salão de Bruxelas 2025

Ninguém se lembra do nome deste carro mas está de regresso

O nome Actyon foi recuperado pela KGM — a antiga Ssangyong — para designar o seu novo SUV que se estreou em solo europeu, no Salão de Bruxelas.

KGM Actyon - vista lateral
© KGM

Depois do Torres, não aquele colega dos tempos da universidade, mas o SUV que serviu de porta-estandarte para a entrada da KGM em Portugal, está a chegar outra novidade da marca sul-coreana.

Chama-se Actyon e para a maioria das pessoas é um nome do qual não se recordam ou até nunca ouviram falar, mas a verdade é que já foi nome de um modelo da antiga Ssangyong, que agora é KGM.

KGM Actyon - frente
© KGM

A diferença é que, agora, o Actyon deixa de ser um SUV compacto e passa a ter um tamanho bem maior e um visual sofisticado. Na realidade é uma variante de aspeto mais desportivo do Torres, partilhando com este quase tudo, incluindo a plataforma e motorizações.

A estreia oficial realizou-se no Salão de Bruxelas, sendo que a chegada ao mercado nacional deverá acontecer ainda antes do verão pelas mãos do grupo Astara, o importador da KGM em Portugal.

O KGM Actyon deverá partilhar com o Torres as motorizações. Recordamos que o Torres tem uma opção só a gasolina, com 1,5 l, turbo, que entrega 163 cv e 280 Nm, associado a uma caixa manual ou a uma caixa automática, ambas com seis relações.

A segunda opção é 100% elétrica e conta com um motor elétrico com 152 kW (207 cv) e 339 Nm de binário, alimentado por uma bateria LFP — fornecida pela BYD — com 73,4 kWh de capacidade. A autonomia anunciada no Torres é de 460 km em ciclo combinado WLTP.

O interior do Actyon é em tudo idêntico ao Torres, à exceção das opções cromáticas. A concentrar todas as atenções estão os dois ecrãs de 12,3″, um para o sistema de inforentretenimento e outro dedicado em exclusivo ao painel de instrumentos.

interior KGM Actyon