Notícias Para famílias apressadas. Kia EV9 GT tem números de supercarro

Apresentação

Para famílias apressadas. Kia EV9 GT tem números de supercarro

A Kia pegou no seu maior SUV e deu-lhe um tratamento especial: o resultado é um familiar com 7 lugares que anuncia 508 cv de potência.

KIA EV9 GT
© Kia

Quando olhamos para o gigantesco Kia EV9, a última coisa que pensamos é num SUV desportivo. A marca sul-coreana claramente não partilha da mesma opinião e acaba de apresentar o EV9 GT, que transforma o SUV familiar numa proposta com 508 cv.

Até aqui, o EV6 GT era o único modelo do alinhamento da Kia a receber o tratamento especial «GT». Agora, o EV9 junta-se a ele, deixando-nos antecipar que dentro de alguns meses deverá ser a vez do pequeno EV3, que já conduzimos em vídeo:

Revelado durante o Salão Automóvel de Los Angeles, nos EUA, o Kia EV9 GT recorre a dois motores elétricos para superar os 500 cv: um montado na dianteira (com 217 cv) e outro atrás (com 367 cv).

Combinados, estes dois motores entregam os tais 508 cv de potência máxima, o que representa um aumento de 129 cv face aos 379 cv do Kia EV9 GT-Line, que até então era a versão mais potente e desportiva do SUV de sete lugares da marca sul-coreana. Quanto ao binário máximo, ainda não foi anunciado, mas será certamente superior aos 605 Nm declarados pelo EV9 GT-Line.

Uma coisa é certa, não vai faltar «poder de fogo» a este SUV familiar, que de acordo com a Kia, será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3s, apesar dos mais de 5 metros de comprimento e dos mais de 2600 kg.

Potência não é tudo

Mas nem só de potência e acelerações se conta a história deste EV9 GT, que também viu reforçadas as suas aptidões dinâmicas. Para isso a Kia deu-lhe uma suspensão controlada eletronicamente, que define o amortecimento com base no modo de condução selecionado.

A NÃO PERDER: Testámos o SUV elétrico da Kia que custa 77 500 euros

Depois, à semelhança do EV6 GT, o EV9 GT está equipado de série com um diferencial autoblocante eletrónico (e-LSD) que limita a rotação das rodas com menor aderência e envia o binário para as rodas que têm maior tração, aumentando assim a estabilidade em curva.

Curiosamente, a altura ao solo não sofreu alterações (continua fixada nos 20 cm, tal como as restantes versões do EV9), ao contrário do sistema de travagem, que conta com discos de maiores dimensões.

Elétrico com passagens de caixa

Outra novidade importante desta versão é o Seletor de Velocidades Virtual (ou VGS, como a Kia lhe chama), que procura oferecer uma sensação de transmissão automática convencional, simulando as passagens de caixa à medida que o EV9 GT acelera, sendo que tudo isto funciona em conjunto com o sistema de som ativo do carro.

No fundo, trata-se de uma solução semelhante ao que já vimos no Hyundai IONIQ 5 N. Para os que não viram, convido-vos a espreitar este vídeo:

Imagem a condizer

Como não poderia deixar de ser, a Kia também retocou a imagem do EV9 GT, dando-lhe alguns elementos exclusivos que o distinguem dos restantes modelos da gama.

As jantes de 21”, por exemplo, são específicas desta versão, tal como os pneus Continental 285/45 R 21. As pinças de travão surgem pintadas em verde néon (tal como no EV6 GT), para um look mais desportivo, e as entradas de ar dianteiras têm agora um desenho totalmente novo.

No interior, o destaque vai para os bancos desportivos com inserções em Alcantara, para o novo revestimento do volante e do painel de instrumentos, e claro, para os apontamentos em verde néon.

Quando chega?

A Kia ainda não confirmou a data de chegada deste modelo ao mercado, mas tudo indica que isso só deverá acontecer na segunda metade do próximo ano. Quanto ao preço, ainda não é conhecido, mas ficará acima dos 88 900 euros que a Kia pede pelo EV9 GT-Line.