Notícias É assim que a Kia quer revolucionar os veículos comerciais

IAA Transportation 2024

É assim que a Kia quer revolucionar os veículos comerciais

A Kia acaba de entrar no mundo dos veículos comerciais ligeiros com uma nova gama totalmente adaptável às necessidades de cada cliente.

KIA PV5 Concept - 3/4 de frente
© Razão Automóvel

Depois de levantar o véu na edição de 2024 do CES, em Las Vegas, a Kia marcou presença no IAA Transportation de Hannover para apresentar oficialmente a sua entrada no mundo dos comerciais ligeiros com a nova gama de modelos PBV (Platform Beyond Vehicle).

Ainda em fase de protótipo, os novos PBV são construídos sobre uma nova plataforma modular e têm o ambicioso objetivo de revolucionar esta indústria. O segredo está em oferecer aos clientes “aquilo que eles realmente precisam”.

Os dois primeiros «rebentos» desta ideia são os protótipos PV5 e PV7, que têm a capacidade de assumir diversas formas sobre a mesma plataforma. Além de poder contar com diversas distâncias entre eixos, há ainda a possibilidade de receber vários formatos e tamanhos de carroçaria.

Este é um momento determinante e os nossos PBV estão preparados para proporcionar melhor acessibilidade, maiores volumes e menores custos de funcionamento, mudando assim completamente a logística e a mobilidade.

Pierre-Martin Bos, Diretor da Divisão PBV da Kia Europa

Todos os modelos PBV da Kia serão 100% elétricos e capazes de suportar carregamentos rápidos: a marca sul-coreana garante que 30 minutos serão suficientes para carregar dos 10% aos 80%. Além disso, todos eles vão incluir a garantia da marca de 7 anos ou 150 000 km.

Quatro pilares principais

O conceito da gama de modelos PBV está assente em quatro pilares: Condução, Carregamento, Conectividade e Trabalho. Sendo que no IAA de Hannover foram anunciadas as principais novidades para cada um deles.

Para a vertente da condução, a Kia promete “maximizar a experiência” com um desempenho dinâmico de “características referenciais na sua classe”. Seja em estrada aberta ou em ambientes mais urbanos, todos os PBV pretendem ser uma referência em termos de manobrabilidade e desempenho.

Além disso, também o habitáculo será capaz de oferecer uma experiência de utilização à medida de cada utilizador, seja através da sua configuração ou dos serviços oferecidos através de uma interface com acesso a Inteligência Artificial (IA).

KIA PV5 Concept - interior
© Razão Automóvel

Em termos de carregamento, a Kia Charge já tem incluída uma rede com acesso a mais de 780 mil pontos de carregamento em 28 países europeus, incluindo os da rede Ionity.

Para quem não tem tempo a perder, estão disponíveis carregamentos rápidos até 150 kW, mas o sistema também suporta carregamentos de até 22 kW em corrente alternada (AC). Todos os PBV vão incluir a capacidade V2L, funcionando como uma fonte de energia móvel para qualquer necessidade.

Os dois pilares restantes — Ligação e Trabalho — estão mais direcionados para a rotina diária das frotas. Seja através da sua gestão, com base numa parceria com a Geotab e com acesso a uma ampla gama de serviços e soluções; ou em conjunto com diversos outros parceiros, capazes de criar uma configuração adaptada a qualquer tipo de necessidade.

Entre as várias hipóteses estão inúmeras configurações de assentos e carga, compartimentos refrigerados ou soluções de acesso a cadeiras de rodas, por exemplo.

Relação com clientes

Tal como referido por Pierre-Martin Bos, “a nossa atenção centra-se nas necessidades dos clientes, com o objetivo de fornecer uma solução para cada caso, garantir a continuidade do negócio e otimizar o tempo de funcionamento do veículo”.

KIA PBV - apresentação
© Razão Automóvel Marc Hedrich (CEO e Presidente da Kia Europe) e Pierre-Martin Bos (Diretor da Divisão PBV da Kia Europe), foram os anfitriões na apresentação oficial dos novos PBV (Platform Beyond Vehicles)

Para isso, a rede de assistência destinada especificamente aos veículos PBV será integrada nos mais de 2600 concessionários da Kia na Europa.

Cada cliente terá acesso a uma equipa de técnicos com formação específica para uma vertente mais profissional. E cada veículo será capaz de receber — através de uma ligação OTA (over the air) — todas as atualizações disponíveis e fornecer informações sobre eventuais necessidades de manutenção.

Entre os clientes que já estão a colaborar com a Kia no desenvolvimento dos PBV, estão empresas como a Uber, mas também a Coupang e a CJ Logistics, no segmento de delivery, assim como com a Kakao Mobility e a Dubai Taxi Corporation, direcionadas para o transporte de passageiros com recurso a uma app.

Quando chegam?

O primeiro dos protótipos a passar para a produção em série será o PV5, com o arranque previsto em agosto do próximo ano. Dois anos mais tarde, será a vez do PV7, de maiores dimensões. Ainda sem datas definidas, existirão outros formatos e tamanhos disponíveis, tais como o PV1, que a Kia já apresentou em vídeo.

Ainda que não existam informações muito concretas sobre o futuro dos PBV, o objetivo é que esta gama possa ter um preço de entrada em torno dos 35 mil euros, tal como referido por Pierre-Martin Bos, Diretor da Divisão PBV da Kia Europa.