Notícias Kia Sportage foi renovado e agora tem um “modo bebé”

Apresentação

Kia Sportage foi renovado e agora tem um “modo bebé”

A renovação do Kia Sportage arranca em «casa», na Coreia do Sul, dando a conhecer o que podemos esperar para o Sportage europeu.

Kia Sportage dianteira
© Kia

A renovação do Kia Sportage, um dos modelos mais populares da marca sul-coreana, foi dada a conhecer na Coreia do Sul e não deverá tardar muito a chegar à Europa.

As primeiras imagens mostram uma dianteira redesenhada, influenciada pela nova linguagem de estilo da Kia “Opostos Unidos”, estreada no EV9. O destaque vai para o novo formato dos faróis e para a grelha, que agora vai praticamente de ponta a ponta na dianteira e cujo padrão pode variar de acordo com o nível de equipamento.

Na traseira, as diferenças são mais subtis. Os farolins mantiveram o seu tamanho e desenho, mas a assinatura luminosa foi alterada. A Kia também fez pequenas alterações no para-choques.

Maiores diferenças no interior

É no interior que encontramos as maiores diferenças. O renovado Sportage conta agora com um novo ecrã curvo de 12,3″ para o sistema de infoentretenimento, acompanhado por um painel de instrumentos com a mesma dimensão. Apesar da aparência mais sofisticada, a Kia não cedeu à tentação de eliminar os botões físicos, que continuam presentes.

As saídas de ar e o volante foram redesenhados e há uma nova iluminação ambiente. Além disto, há um novo head-up display e um sistema de autenticação por impressão digital, já visto noutros modelos.

Modo bébé

Talvez uma das novidades mais interessantes do Sportage 2025 seja o “modo bebé”, que partilha com o «primo» Hyundai Tucson. Quando ativado, este sistema suaviza automaticamente a aceleração para que as crianças no banco de trás tenham uma viagem mais tranquila.

O que fica por confirmar é se esta funcionalidade também ficará disponível fora da Coreia da Sul.

E mais?

O renovado Kia Sportage recebeu também novos amortecedores à frente e o refinamento foi reforçado com material insonorizante adicional no pilar B.

Há novidades no capítulo mecânico, mas as que foram anunciadas, por enquanto, estão apenas confirmadas para a Coreia do Sul. Teremos de aguardar um pouco mais para saber o que está reservado para a Europa, mas uma coisa é certa: não vai faltar escolha.

Como já acontecia, esperem motorizações mild-hybrid, híbridas e híbridas plug-in, maioritariamente a gasolina, mas também a gasóleo. O Sportage sul-coreano com o motor 1.6 T-GDI (gasolina) mild-hybrid 48 V recebeu uma nova caixa de dupla embraiagem com oito velocidades em vez de sete, como acontecia até agora. No caso da versão híbrida, apresentou-se com mais 5 cv.

Quando chega?

Por enquanto, o Kia Sportage 2025 só foi revelado na Coreia do Sul — que difere do europeu também pelo comprimento 85 mm superior —, não se sabendo ainda quando esta atualização chegará à Europa. Mas não deverá ser preciso esperar muito tempo.