Notícias Demorou quase 50 anos para o Lada Niva ganhar uma versão desportiva

Apresentação

Demorou quase 50 anos para o Lada Niva ganhar uma versão desportiva

O Lada Niva Sport não se fica pela decoração: está mais potente, tem uma suspensão nova e recebeu muitas mais melhorias.

Lada Niva Sport - 3/4 de frente
© LADA Sport Rosneft / YouTube

A mais recente atualização do Lada Niva chega ao mercado com melhorias profundas e uma atitude mais dinâmica, mantendo a robustez que sempre o caracterizou. Trata-se de uma evolução com base no Niva Legend, mas com diversas melhorias e afinações efetuadas pela Lada Sport.

Foi lançado em 1977, continua a ser produzido e acaba de receber uma nova versão… desportiva: dêem as boas vindas ao Lada Niva Sport.

É a mais recente evolução com base no Niva Legend, mas com diversas modificações e melhorias efetuadas pela Lada Sport. Uma das maiores novidades está sob o capô: passa a equipar um motor de 1,6 litros com 122 cv e 151 Nm, que substitui o antigo 1,7 l de 83 cv.

Os 40 cv de diferença permitem reduzir a aceleração dos 0 aos 100 km/h de 19 segundos para apenas 11,8 segundos — é o novo campeão dos semáforos… entre os Niva, claro.

Lada Niva Sport - 3/4 de frente
© LADA Sport Rosneft / YouTube A designação Sport do Lada Niva está relacionada com o facto de ter sido desenvolvido com a ajuda do departamento de competição da Avtovaz, a Lada Sport Rosneft.
Lada Niva Sport - logótipo
© LADA Sport Rosneft / YouTube

A caixa de velocidades continua a ser manual, com cinco velocidades, ainda que tenha sido reforçada para uma maior robustez. O sistema de tração integral permanente com caixa de redutoras praticamente não teve alterações na sua configuração.

Para a suspensão dianteira há novas molas e amortecedores, bem como um diferencial mais resistente. Já na parte de trás, é quase tudo novo. Em vez da anterior barra de Panhard, foi adotado um novo sistema de tirantes para uma maior estabilidade e o diferencial é muito semelhante ao utilizado no eixo dianteiro.

O sistema de travagem foi também reforçado com discos ventilados de 300 mm na frente e discos sólidos de 284 mm atrás, provenientes do Vesta. A direção e a suspensão também receberam uma nova afinação que, diz a marca, contribuem para uma condução mais estável, com uma melhor resposta em estrada e menos correções em curva.

A carroçaria é semelhante à do Lada Niva Legend, mas inclui reforços estruturais, novos pontos de ancoragem e outros ajustes nas cavas das rodas e na secção inferior.

A altura ao solo deste Niva Sport, curiosamente, aumentou para 220 mm, em parte devido aos novos pneus de medida 215/60 R17. Os para-choques são novos, em preto, com faróis adicionais de longo alcance. A proteção inferior do motor é agora em aço de 3 mm.

Mais conforto e desempenho dinâmico

No interior, destaque para a nova coluna de direção com regulação em altura e uma posição mais centrada com o condutor. A consola central tem um novo comando para a caixa de velocidades e um novo comutador para a caixa de redutoras.

Os assentos contam com um apoio lateral mais evidenciado e um enchimento melhorado. Para o capítulo do conforto, há agora revestimentos em pele e um novo forro do tejadilho em preto.

A Lada Sport publicou um vídeo (em russo) a explicar em detalhe tudo o que foi feito no Niva Sport, onde também o podemos ver a ser conduzido:

Com chegada prevista este ano em mercados selecionados — muito dificilmente o veremos Portugal —, o Niva Sport apresenta um preço superior aos outros Niva, começando nos 17 840 euros.

O pequeno todo o terreno posiciona-se como uma proposta rara. É um 4×4 da «velha guarda» com base mecânica simples que evoluiu onde importa, mas continua fiel às origens. Sem sofisticações desnecessárias e com mais competência para responder àquilo que dele sempre se esperou.

Sabe esta resposta?
Que grupo da área automóvel já foi detentor de uma percentagem da Avtovaz?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Grupo Renault vende Lada e sai da Rússia
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Grupo Renault vende Lada e sai da Rússia