Notícias Lancia Ypsilon HF revelado. Primeiras imagens e especificações

Apresentação

Lancia Ypsilon HF revelado. Primeiras imagens e especificações

Surpresa. A Lancia revelou hoje o Ypsilon HF, que marca o regresso da marca aos hot hatch e também antecipa o regresso aos ralis.

Detalhe frente Lancia Ypsilon HF
© Lancia

Luca Napolitano, diretor executivo da Lancia, já tinha prometido fazer regressar a marca italiana aos ralis, como prometeu igualmente o regresso das letras HF às versões de alta performance da marca.

Hoje essa promessa foi cumprida: não só estão a ver as primeiras imagens do Ypsilon HF, como já sabemos de que forma a Lancia regressará aos ralis — será com o Ypsilon Rally4 HF para a categoria Rally4.

© Lancia

O Lancia Ypsilon HF anuncia ganhos substanciais em performance relativamente ao Ypsilon que já conhecíamos, mas talvez o «elefante na sala» seja o facto de ser o primeiro HF 100% elétrico da história — e não a referência ao elefante no símbolo.

Por debaixo do capô dianteiro está um motor elétrico capaz de entregar 240 cv. Se a configuração e potência parecem familiares, é porque coincide com a do «primo» Abarth 600e que também já mostrámos. Aqui, no entanto, já sabemos que para cumprir os clássicos 0-100 km/h não precisa mais do que 5,8s. De momento, não foram anunciadas mais especificações.

O estilo original do Lancia Ypsilon ganha no HF uma dose saudável de agressividade, que pode ser observada nas rodas de grande dimensão (não especificadas), altura reduzida ao solo e no para-choques dianteiro de traço mais agressivo.

No interior também podemos ver uma decoração única, mas é o volante e os bancos desportivos que captam todas as atenções.

Quando chega?

Por agora é tudo o que sabemos, pois o lançamento do Lancia Ypsilon HF está ainda a um ano de distância — só chega em maio de 2025.

No entanto, o Ypsilon não será o único a receber o tratamento HF. A Lancia anunciou também que todos os novos modelos a serem lançados — Gamma em 2026 e Delta em 2028 —, serão acompanhados por uma versão HF. Tal como o Ypsilon, também deverão ser 100% elétricos.

Quanto ao regresso aos ralis, veja só o que está programado: