Notícias Lancia está de regresso aos ralis com o Ypsilon Rally4 HF

Apresentação

Lancia está de regresso aos ralis com o Ypsilon Rally4 HF

A Lancia está a renascer das cinzas, sendo que o seu regresso inclui o mundo da competição e dos ralis, no qual conquistou tantas vitórias.

Lancia Ypsilon Rally4 HF - 3/4 de frente
© Lancia

A Lancia e o mundo dos ralis são algo que associamos facilmente e que está perto de voltar a acontecer. Depois da apresentação da versão de estrada mais desportiva do Lancia Ypsilon HF 100% elétrico, Luca Napolitano, o CEO da Lancia, também mostrou as primeiras imagens do novo Ypsilon Rally4 HF.

Com uma decoração inspirada nas cores da Martini Racing, que também associamos facilmente aos modelos da Lancia como o 037 ou o Delta, por exemplo, o novo Ypsilon Rally4 HF será o modelo responsável pelo regresso da marca à competição e a uma modalidade que conhece tão bem, a dos ralis.

Além dos tons da Martini, está também de regresso o logótipo “HF” e o “Lancia Corse HF”, que identificava os carros de competição, com as letras douradas o elefante vermelho. De uma forma geral, a imagem destes novos logótipos é muito semelhante aos originais, mas com traços mais contemporâneos e adaptados a esta nova era da Lancia.

A categoria “Rally4”, para a qual foi desenvolvida esta versão do Lancia Ypsilon HF é aquela em que muitos pilotos iniciam as suas carreiras. Ou seja, uma forma perfeita da marca regressar a esta modalidade, na qual já conquistou diversas vitórias.

Entre elas estão 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa das edições da lendária 1000 Miglia, duas na Targa Florio e até uma na Carrera Panamericana.

Lancia Ypsilon Rally4 HF também será elétrico? Não.

Para conseguir competir na categoria R4, o Lancia Ypsilon HF não poderá ser elétrico. Debaixo do capot estará presente um motor de combustão, a gasolina, com uma capacidade de 1,2 litros, três cilindros, sobrealimentado e com uma potência máxima a rondar com 212 cv.

A tração é feita nas rodas dianteiras, através de uma caixa de cinco velocidades, mas com a ajuda de um diferencial autoblocante mecânico, que contribui para um desempenho dinâmico melhorado.

Lancia Ypsilon Rally4 HF - vista superior
© Lancia

Visualmente, identificamos a presença de uma entrada de ar no tejadilho e duas grelhas de ventilação no capô. Acreditamos que a suspensão também seja mais elaborada que a do modelo de estrada, além de outras proteções, tanto no exterior como no interior.

Para conhecer a versão final ainda será necessário aguardar mais uns tempos, pois a sua data de lançamento ainda não foi anunciada.