Notícias Revelado. Novo Leapmotor B10 promete ter no preço um argumento de peso

Salão de Paris 2024

Revelado. Novo Leapmotor B10 promete ter no preço um argumento de peso

O terceiro modelo da Leapmotor International a chegar à Europa será o B10, que a marca diz ser o mais crucial para a sua expansão global.

Leapmotor B10, perfil
© Leapmotor

O novo Leapmotor B10 é, para a marca chinesa recentemente chegada à Europa, um lançamento crítico na sua expansão global.

Recordamos que essa expansão tem um aliado de peso: a Stellantis. O gigante automóvel efetuou uma joint venture com a Leapmotor no ano passado (com controlo maioritário da Stellantis), dando origem à Leapmotor International.

Graças ao músculo do consórcio industrial liderado por Carlos Tavares, a Leapmotor ganha assim uma importante vantagem na sua expansão pela Europa e pelo mundo, tendo acesso à vasta rede de distribuição do seu parceiro.

© Leapmotor

O início de atividade na Europa aconteceu há poucas semanas, com dois modelos elétricos, o citadino T03 e o SUV familiar C10 — ambos já conduzidos pela Razão Automóvel.

O mais pequeno T03 até será montado na Europa, mais precisamente na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, contornando assim as penalizadoras tarifas aduaneiras adicionais impostas pela União Europeia.

Leapmotor B10. O que já sabemos?

Agora, no Salão de Paris, a Leapmotor expande a sua gama num segmento crucial: o segmento C, o dos familiares compactos, com o mencionado B10. A importância que a marca dá a este modelo para o seu sucesso global não é de descurar. Afinal, este segmento é um dos que concentra os maiores volumes de vendas em várias regiões do planeta, incluindo a Europa.

Chega à Europa em 2025 e quando o fizer vai ter pela frente uma concorrência forte: Kia Niro, Hyundai Kauai, Renault Scenic, BYD Atto3, ou ainda, dentro da própria Stellantis, o Peugeot e-3008. A Leapmotor promete, no entanto, um argumento de peso: o preço.

Se o maior C10, presente no segmento acima, começa nos 36 400 euros, um valor inferior à maioria das propostas no segmento abaixo, é de esperar que o B10 receba um tratamento semelhante, apresentando-se com um preço muito competitivo.

Apesar da revelação mundial em Paris, ainda não se conhecem muitos detalhes do B10. Visualmente, parece ser um C10 mais compacto e, por agora, apenas sabemos que assenta sobre a arquitetura LEAP 3.5.

A marca promete um conteúdo tecnológico elevado, seja ao nível dos assistentes à condução, seja ao nível da digitalização. Fica por conhecer quase tudo o resto, como motor/motores, bateria e autonomia.

“O B10 incorpora a nossa visão para um futuro elétrico — oferece não só um desempenho superior e conectividade inteligente, como também torna esse futuro acessível a consumidores em todo o mundo”.

Zhu Jiangming, fundador e CEO da Leapmotor

Há mais novidades

Se a grande novidade da Leapmotor em Paris é o B10, está longe de ser a única. Primeiro ficámos a saber que o SUV B10 terá a companhia de outro modelo Série B em 2026. E assumirá o formato de uma berlina de dois volumes e cinco portas.

Leapmotor C16 perfil
Leapmotor C16

Depois, tivemos oportunidade de ver em Paris outra novidade: o C16. Será, por agora, o maior dos Leapmotor, e não é mais do que a versão longa do C10, apresentando-se com três filas de bancos e uma configuração de seis lugares (2+2+2). Promete carregamentos ultrarrápidos graças à arquitetura de 800 V.